Seja autêntico! Analisando o gerenciamento de imagem de nanoinfluenciadores digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v22i3.21653

Palavras-chave:

Nanoinfluenciadores, Mídia Social, Autenticidade, Gerenciamento de imagem

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender como os nanoinfluenciadores gerenciam de suas imagens nas mídias sociais em prol da autenticidade.

Método: Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise Temática.

Resultados: Foi observado que o principal objetivo dos nanoinfluenciadores é estabelecer reputação a partir de estratégias de desenvolvimento de conteúdos orgânicos e estruturantes que potencializem a naturalidade, expertise e acessibilidade. Reforçando sua autenticidade, esses nanoinfluenciadores têm controle criativo sobre o conteúdo que desenvolvem, exteriorizando suas identidades e gerando congruência entre mensagem e remetente. A invasão das marcas em seus perfis, portanto, é mínima, de modo que são justificáveis pela paixão dos influenciadores pelos produtos, contribuindo para uma construção coerente de narrativas.

Contribuições teóricas: Identificou-se que os nanoinfluenciadores desenvolvem uma autenticidade de conto de fadas mediante seus endossos às marcas. No entanto, ao exporem a sua própria marca, ou seja, os serviços que oferecem, a marca humana que são, esses indivíduos procuram a autenticidade absoluta, baseada na transparência e organicidade, na semelhança e indissociabilidade. Esse é um avanço considerável na literatura, pois identificamos que os caminhos da autenticidade podem ser diferentes a partir da parte interessada à qual se destina (marcas ou seguidores).

Originalidade/relevância: Foi proposto um modelo teórico composto de cinco elementos que caracterizam o gerenciamento da imagem dos nanoinfluenciadores. Trata-se de um movimento inédito de pesquisa para identificar os constructos que formam a gestão da imagem em mídias sociais realizada por agentes de considerável influência social. Acredita-se que tais elementos são motivos norteadores para a atuação dos influenciadores, de modo que a variação nos tipos de influenciadores afetará as características contidas em tais elementos.

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Biografia do Autor

Marianny Jessica de Brito Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutora em Administração

 

Claudine Julia Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo

Mirelly Mary Alves Pinheiro, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

Silva, M. J. de B., Silva, C. J., & Pinheiro, M. M. A. (2023). Seja autêntico! Analisando o gerenciamento de imagem de nanoinfluenciadores digitais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 22(3), 1127–1190. https://doi.org/10.5585/remark.v22i3.21653

Edição

Seção

Artigos