Além das Aparências: Um Estudo sobre a Identidade de Idade de Mulheres na Terceira Idade

Autores

  • Ruane Pereira Cordeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Severino Joaquim Nunes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3344

Palavras-chave:

Cultura e Consumo, Terceira Idade, Identidade de Idade.

Resumo

O Brasil tem apresentado um grande aumento no número de pessoas na terceira idade, em 2011 já eram contabilizados 23,5 milhões de indivíduos nessa faixa etária (IBGE, 2014). Apesar destes números significativos, os indivíduos que chegam a esta faixa etária são ainda estigmatizados pela sociedade. Um exemplo disso está no mercado brasileiro segmentado para este público, que na sua maioria oferece produtos quase unicamente associados às limitações da condição física inerentes à idade (BALLSTAEDT, 2007). No entanto, por meio dos significados atribuídos as atividades de consumo é possível negar o julgamento social sobre a identidade de idade construída socialmente (BARNHART & PEÑALOZA, 2013). Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar como mulheres entre 65 e 75 anos utilizam os significados atribuídos ao consumo de produtos e serviços para construírem e negociarem sua identidade de idade. A pesquisa de campo foi realizada com onze mulheres moradoras da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. A partir da análise dos dados foi possível identificar que: i) A demarcação simbólica da identidade de idade das mulheres na terceira idade ocorre pelo enfrentamento do estereótipo negativo associado ao envelhecimento; ii) O consumo exerce um papel central para a socialização e construção de uma identidade de idade mais positiva; e iii) o significado cultural do corpo e seu consumo são utilizados pelas mulheres como forma de construção de uma identidade de idade na terceira idade.

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Biografia do Autor

Ruane Pereira Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Administração pelo Programa Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Graduada em Admiinstração pela URRJ

Severino Joaquim Nunes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas- EBAPE/ FGV - RJ, com periodo sanduíche cursado na Schulich School of Bussines , York University, Toronto - CA. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2001) e Mestrado em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - EBAPE/ FGV - RJ (2003). Atualmente é professor adjunto dos cursos de administração e turismo do Departamento de Administração e Turismo do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu e no Mestrado em Administração do Programa Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Tem experiência em docência presencial e on-line, pesquisa na área de Administração, com ênfase em Marketing, Comportamento do Consumidor e a Teoria da Cultura e Consumo. Atua também como revisor Ad Hoc do Cadernos Ebape, RAP e RAM, além de participara dos Grupos de pesquisa Obervatório da Realidade Organizacional e Grupo de Estudo em Estratégia e Marketing (GEEM).

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Publicado

05.12.2016

Como Citar

Cordeiro, R. P., & Nunes Pereira, S. J. (2016). Além das Aparências: Um Estudo sobre a Identidade de Idade de Mulheres na Terceira Idade. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(5), 642–654. https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3344