Laddering: Revelando a Coleta e Interpretação dos Dados

Autores

  • Ana Akemi Ikeda Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA/USP
  • Marcos Cortez Campomar FEA/USP
  • Beatriz Cavalcante Chamie FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2726

Palavras-chave:

Laddering, Cadeia Meios-Fim, Valor para o Cliente.

Resumo

Laddering é uma técnica de pesquisa bastante apropriada quando o foco está relacionado ao entendimento do valor para o cliente e valores pessoais. Trata-se de uma técnica de entrevista individual e profunda que se ampara na análise de conteúdo para desenvolver conhecimento sobre como os indivíduos traduzem os atributos de produtos em associações significativas em relação a si mesmo seguindo a teoria meios-fim, ou seja, atributos que levam a consequências e que culminam com os valores dos entrevistados. Apesar de oportuna em estudos de marketing, por investigar o comportamento humano, o restrito número de publicações sobre sua aplicação prática podem desestimular os pesquisadores de utilizá-la. Assim, o presente estudo tem por objetivo à luz da atividade de marketing discutir a técnica e descrever as principais etapas da pesquisa (entrevista, coleta de dados e análise). A descrição desse processo foi feita a partir de uma pesquisa real que utilizou a técnica. Constata-se que mesmo exploratória, a pesquisa que se utiliza desta técnica disponibiliza informações valiosas para suporte nas decisões em marketing. 

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Biografia do Autor

Ana Akemi Ikeda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA/USP

Professora Titular da área de Marketing da FEA/USP. Vice-coordenadora do MBA Marketing da FIA.

Marcos Cortez Campomar, FEA/USP

Professor Titular da área de marketing da FEA/USP. Coordenador de marketing da FEA/USP e do MBA Marketing e Marketing de Serviços da FIA.

Beatriz Cavalcante Chamie, FEA/USP

Mestre em Marketing pela FEA/USP. Professora (FIA e ESPM) e consultora de empresas.

Publicado

11.09.2014

Como Citar

Ikeda, A. A., Campomar, M. C., & Chamie, B. C. (2014). Laddering: Revelando a Coleta e Interpretação dos Dados. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(4), 49–66. https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2726