Turismo futebolístico: a construção e a gestão do Camp Nou Experience como um atrativo turístico esportivo local
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.23069Palavras-chave:
Turismo futebolístico, Turismo esportivo, FC Barcelona, Estádio Camp Nou, BarcelonaResumo
Resumo
Objetivo do estudo: analisar a forma como o Futbol Club Barcelona (FCB) construiu e gerencia os seus serviços turísticos com ênfase no Camp Nou Experience e no seu planejamento estratégico, bem como as ações adotadas na gestão deste a partir da sua criação.
Metodologia/abordagem: a pesquisa utilizou métodos qualitativos como fontes documentais e bibliográficas, entrevistas semiestruturadas, relatórios oficiais e veículos de comunicação para a coleta dos dados. Adotou-se os procedimentos da Análise de Conteúdo.
Originalidade/Relevância: a gestão de atrativos turísticos associados ao futebol é um tema insuficientemente explorado pela literatura. Este estudo preenche esta lacuna cientifica e ainda contribui para o aprimoramento do turismo futebolístico em outros contextos.
Principais resultados: o Camp Nou Experience tornou-se um dos principais atrativos do destino turístico de Barcelona. As estratégias adotadas no gerenciamento deste serviço turístico podem servir como base para os clubes que buscam aprimorar ou implementar esse tipo de serviço. A memória e a identificação, aspectos comuns em museus, são importantes componentes para gerar emoções nos turistas de futebol e tornar a experiência da visita mais positivas. O uso de aparatos tecnológicos no roteiro do atrativo auxilia a potencializar a emoção e comunicação da história do FCB com os visitantes. A capacitação de profissionais para as visitas guiadas e a terceirização de serviços foram consideradas características positivas. A demanda turística local impacta na alavancagem do número de visitantes e captação de receitas do atrativo.
Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo apresentou os principais componentes de gestão de serviços visitação de estádios e museu e ofereceu direcionamentos para novas pesquisas nesta área pouco explorada academicamente.
Downloads
Referências
Agustí, D. P. i, Saladié, Ò., & Gutiérrez, A. (2019). The contribution of football clubs to the international projection of cities: a causal analysis based on German and English cases. Sport in Society, 22(12), 1883–1903. https://doi.org/10.1080/17430437.2018.1530218
Alberti, V. (2013). Manual de História Oral (3rd ed.). Rio de Janeiro: FGV.
Allan, G., Dunlop, S., & Swales, K. (2007). The economic impact of regular season sporting competitions: The glasgow old firm football spectators as sports tourists. Journal of Sport and Tourism, 12(2), 63–97. https://doi.org/10.1080/14775080701654747
Bakici, T., Almirall, E., & Wareham, J. (2013). A Smart City Initiative: The Case of Barcelona. Journal of the Knowledge Economy, 4(2), 135–148. https://doi.org/10.1007/s13132-012-0084-9
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bergantiños, G., & Moreno-Ternero, J. D. (2019). Sharing the revenues from broadcasting sport events. Management Science, 66(6), 1–15. https://doi.org/10.1287/mnsc.2019.3313
Bergantiños, G., & Moreno-Ternero, J. D. (2020). Broadcasting La Liga. Munich Personal RePec Archive, 28.
Bessa, A. S. M., & Álvares, L. C. (2014). A construção do turismo: Megaeventos e outras estratégias de venda das cidades. Belo Horizonte: C/Arte.
Bezerra, M. F., Curvello, P. H., & Zouain, D. M. (2019). Turismo esportivo de experiência em museus e tours em estádios de futebol. Caderno Virtual de Turismo, 19(3), 1–14. https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1516
Brochado, A., Brito, C., Bouchet, A., & Oliveira, F. (2021). Dimensions of Football Stadium and Museum Tour Experiences: The Case of Europe’s Most Valuable Brands. Sustainability, 13(12), 6602. https://doi.org/10.3390/su13126602
Çevik, H. (2020). The Effect of Stadium Atmosphere on the Satisfaction and Behavioral Intention of Spectators: New Eskişehir Stadium Case. Sportif Bakis: Spor ve Eğitim Bilimleri Dergisi, 7(7–1), 75–92. https://doi.org/10.33468/sbsebd.125
Chiu, V. (2016). The Stadium Tour as Sporting Creative Tourism: A Case Study of The Anfield Experience. In A. Harvey & R. Kimball (Eds.), Sport, Identity and Community (pp. 131–142). Brill.
Cordina, R., Gannon, M. J., & Croall, R. (2018). Over and over: local fans and spectator sport tourist engagement. The Service Industries Journal, 39(7–8), 590–608. https://doi.org/10.1080/02642069.2018.1534962
Crawford, S. A. G. M. (2013). Football Club Barcelona Museum. Journal of Sport History, 40(3), 480–482.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa – Método qualitativo, quantitativo e misto. (2nd ed.). Porto Alegre: Penso.
D’Ambrosio, L., Cortsen, K. H., & Sasková, Z. (2017). More than a game: Football kicks off tourism in the case of SSC Napoli and the destination image of Naples among fans based in Denmark. EuroCHRIE, 9.
Deloitte. (2015). L’impacte econòmic del FCB a la ciutat de Barcelona. www.deloitte.es%0ADeloitte
Deloitte. (2019). Los clubes de fútbol más ricos del mundo. https://www2.deloitte.com/es/es/pages/consumer-business/articles/ranking-clubes-futbol-mas-ricos.html
Deloitte. (2020). Eye on the prize – Football Money League. https://www2.deloitte.com/bg/en/pages/finance/articles/football-money-league-2020.html
Drula, A. J. (2015). O processo de transformação de um estádio para arena: o caso da “Arena da Baixada”. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná].
Duro, J. A., & Rodríguez, D. (2015). Barcelona como municipio turístico: algunos datos evolutivos y elementos de futuro. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 61(3), 507–538. https://doi.org/10.5565/rev/dag.301
Evans, D., & Norcliffe, G. (2016). Local identities in a global game: the social production of football space in Liverpool. Journal of Sport and Tourism, 20(3–4), 217–232. https://doi.org/10.1080/14775085.2016.1231621
FC Barcelona. (2016a). FC Barcelona accounts for 1.5% of GDP in the city in last season. https://www.fcbarcelona.com/en/news/1065942/fc-barcelona-accounts-for-15-of-gdp-in-the-city-in-last-season
FC Barcelona. (2016b). Museum receives 30 millionth visitor. https://www.fcbarcelona.com/en/club/news/814189/museum-receives-30-millionth-visitor
FC Barcelona. (2019). A young patient from the Hospital de Sant Pau is the 35 millionth visitor to the Barça Museum. https://www.fcbarcelona.com/en/club/news/1339665/a-young-patient-from-the-hospital-de-sant-pau-is-the-35-millionth-visitor-to-the-barca-museum
FC Barcelona. (2021a). Barça events - Imagine an event. Make it Reality. https://www.fcbarcelona.com/en/club/meetings-and-events/events
FC Barcelona. (2021b). Barça Stadium Tour & Museum. https://www.fcbarcelona.com/en/tickets/camp-nou-experience
FC Barcelona. (2021c). Escape Room in FC Barcelona Museum. https://www.fcbarcelona.com/en/club/meetings-and-events/events/escape-room
FC Barcelona. (2021d). FCB Museum - The most visited sports museum in the world and the most frequented museum in the city. https://www.fcbarcelona.com/en/news/650132/fcb-museum
FC Barcelona. (2021e). Liquidation of Financial Year 2019-2020. https://www.fcbarcelona.com/fcbarcelona/document/2021/10/17/5d4653f8-2eaa-4a9a-a674-afe661517e89/2-Economical-results-2020-21-ENG.pdf
Ferreira, E. A. M., & Silva, L. P. da. (2017). Turismo futebolístico: perfil e motivações do torcedor viajante que frequenta o “novo” Mineirão. Revista Brasileira de Ciências Do Esporte, 39(3), 268–275. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.02.014
Finance, B. (2019). Football 50 (2019) - The Annual report on the most valuable and strongest football brands. https://brandfinance.com/knowledge-centre/reports/brand-finance-football-50-2019/
Gammon, S., & Robinson, T. (1997). Sport and tourism: a conceptual framework. Journal of Sport and Tourism, 4(3), 11–18. https://doi.org/10.1080/10295399708718632
Garcia, A. Q. (2018). The Role of F.C. Barcelona in tourist image of Barcelona. [Undergraduate Dissertation, Ramon Llull University]. http://www.recercat.cat/handle/2072/335629
Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29(3), 403–428. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.07.017
Gibson, H. J. (1998). Sport Tourism: A Critical Analysis of Research. Sport Management Review, 1(1), 45–76. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(98)70099-3
Gibson, H. J. (2005). Sport tourism: Concepts and theories. An introduction. Sport in Society, 8(2), 133–141. https://doi.org/10.1080/17430430500101996
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (6a). São Paulo: Atlas.
Ginesta, X. (2017). The business of stadia: Maximizing the use of Spanish Football venues. Tourism and Hospitality Research, 17(4), 411–423. https://doi.org/10.1177/1467358416646608
González-García, R. J., González-Serrano, M. H., & Parra-Camacho, D. (2018). Football as a sports tourism encouragement. Revista de Ciencias Económicas, Jurídicas y Administrativas, 1(1), 8–16. https://doi.org/10.37135/kai.003.01.01
Guba, E. (1985). Establishing Trustworthiness. In: Lincoln, Y. S. & Guba, E.G (Eds). Naturalistic Inquiry (pp. 289-331). New York: SAGE Publications.
Hinch, T., & Higham, J. (2001). Sport Tourism: a Framework for Research. International Journal of Tourism Research, 3, 45–58. https://doi.org/10.1002/1522-1970(200101/02)3:1<45::AID-JTR243>3.0.CO;2-A
Hinch, T., & Holt, N. L. (2017). Sustaining places and participatory sport tourism events. Journal of Sustainable Tourism, 25(8), 1084–1099. https://doi.org/10.1080/09669582.2016.1253703
Juventus. (2018). SUMMER SUCCESS AT JUVENTUS MUSEUM! https://www.juventus.com/en/news/articles/summer-success-juventus-museum
Kim, S. S., Kim, J. H., & Ritchie, B. (2008). Segmenting overseas golf tourists by the concept of specialization. Journal of Travel and Tourism Marketing, 25(2), 199–217. https://doi.org/10.1080/10548400802402958
Kurtzman, J., & Zauhar, J. (1994). The emerging profession … sports tourism management. Journal of Sport and Tourism, 2(1), 29–47. https://doi.org/10.1080/10295399408718559
Magalhães, M., Horta, P., Valente, L., & Costa, J. (2017). Sports museums as part of the touristic and cultural itineraries: The case of FC Porto and the Dragão stadium. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 9(6), 669–674. https://doi.org/10.1108/WHATT-09-2017-0048
Marine-Roig, E., & Anton Clavé, S. (2015). Tourism analytics with massive user-generated content: A case study of Barcelona. Journal of Destination Marketing and Management, 4(3), 162–172. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.06.004
MasterCard. (2019). Global Destionation Cities Index 2019. https://newsroom.mastercard.com/documents/global-destination-cities-index-report-2019/
McDowell, M. L. (2017). ‘To Cross the Skager Rack’. Discourses, images, and tourism in early ‘European’ football: Scotland, the United Kingdom, Denmark, and Scandinavia, 1898–1914. Soccer and Society, 18(2–3), 245–269. https://doi.org/10.1080/14660970.2016.1166779
Mekinc, J., Mawby, R., & Trnavčevič, A. (2017). Security and Tourism in European Cities - The Multiple Case Study. Lex Localls - Journal of Local Self-Government, 15(3). https://doi.org/10.4335/15.3.359-385(2017)
Mltten, A. (2017, August 15). Are FC Barcelona a football club or a tourist attraction? GQ Magazine.
Moreira, C. I. P. (2019). Turismo Desportivo no destino Porto – O caso do Futebol Clube do Porto. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico do Porto Escola].
Müller, M. (2015). What makes an event a mega-event? Definitions and sizes. Leisure Studies, 34(6), 627–642. https://doi.org/10.1080/02614367.2014.993333
Observatori del Turisme de Barcelona. (2019). Informe de l’activitat turística a Barcelona 2018. https://www.observatoriturisme.barcelona
Oliveira, J. R., & Capraro, A. M. (2020a). As implicações da pandemia do COVID-19 em um atrativo turístico esportivo: um Estudo de Caso sobre o Fútbol Club Barcelona. Revista Iberoamericana de Turismo, 10(2), 165–186. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.184
Oliveira, J. R., & Capraro, A. M. (2020b). Independência catalã, identidade e globalização no Futbol Club Barcelona. Motrivivência, 32(61), 20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e64993
Oliveira, J. R., Pereira, B. O., Lise, R. S., & Capraro, A. M. (2021). Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fight Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil. Revista Turismo Em Análise, 32(1), 19–39. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p19-39
Oliveira, J. R., Tobar, F. B., & Capraro, A. M. (2021). Football tourism: a bibliometric analysis of published works in the tourism-based journals (2003–2019). Journal of Sport and Tourism, 25(4), 1–20. https://doi.org/10.1080/14775085.2021.1965010
Palomeque, F. L. (2015). Barcelona, de ciudad con turismo a ciudad turística. Notas sobre un proceso complejo e inacabado. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 61(3), 483–506. https://doi.org/10.5565/rev/dag.296
Palvarini, P., & Tosi, S. (2013). Globalisation, stadiums and the consumerist city: The case of the new Juventus stadium in Turin. European Journal for Sport and Society, 10(2), 161–180. https://doi.org/10.1080/16138171.2013.11687917
Paramio, J. L., Buraimo, B., & Campos, C. (2008). From modern to postmodern: The development of football stadia in Europe. Sport in Society, 11(5), 517–534. https://doi.org/10.1080/17430430802196520
Peng, N., Chen, A., & Kwon, K. J. (2016). Chinese football fans’ intentions to visit Europe. Annals of Tourism Research, 61, 234–238. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.08.006
Pinheiro, M. T., Fontes do Amaral Pereira, R. M., & Mundet i Cerdan, L. (2017). O Patrimônio Histórico Cultural Reconhecido Pela Unesco Em Barcelona Utilizado Pelo Turismo. Turismo - Visão e Ação, 19(2), 375. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n2.p375-397
Pinheiro, P. M. de S. (2012). Planejamento e ações para o desenvolvimento do turismo no ambiente do futebol: Um estudo de Grêmio e Internacional de Porto Alegre. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí].
Pinheiro, P. M. de S., Alberton, A., & Cancellier, É. L. P. de L. (2012). Ações Turísticas no Ambiente do Futebol. IX Seminário Da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação Em Turismo – ANPTUR, 9, 1–15.
Pookaiyaudom, G. (2020). Understanding Muay Thai camp tourist motivations in Bangkok, Thailand. Journal of Sport and Tourism, 24(4), 285–302. https://doi.org/10.1080/14775085.2020.1851290
Proctor, D., Dunne, G., & Flanagan, S. (2018). In league? Destination marketing organisations and football clubs in the virtual space. Journal of Sport and Tourism, 22(4), 333–348. https://doi.org/10.1080/14775085.2018.1523744
Ramshaw, G., & Gammon, S. (2005). More than just nostalgia? Exploring the heritage/sport tourism nexus. Journal of Sport and Tourism, 10(4), 229–241. https://doi.org/10.1080/14775080600805416
Reilly, J. (2015). The Development of Sport in Museums. International Journal of the History of Sport, 32(15), 1778–1783. https://doi.org/10.1080/09523367.2015.1108306
Romano, F. S. (2018). Atratividade turística em estádios de futebol: visitação no estádio Arena Corinthians. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo].
Romano, F. S., Silva, A. C. da, & Rodrigues, J. P. (2016). Animação turística em estádios europeus de futebol: possibilidade de uso dos legados de megaeventos esportivos. Turismo y Desarrollo Local, 9(21), 1–19. http://www.eumed.net/rev/turydes/21/futebol.html
Romano, F. S., & Uvinha, R. R. (2021). Turismo Esportivo e Patrimônio Cultural: o Museu do Futebol no Brasil como atrativo temático. Museologia e Patrimônio, 14, 182–211. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2021v14n1p182-211
Rudkin, S., & Sharma, A. (2019). Live football and tourism expenditure: match attendance effects in the UK. European Sport Management Quarterly, 1–24. https://doi.org/10.1080/16184742.2019.1604783
Sports Value. (2019). Maiores receitas com matchday do esporte global. https://www.sportsvalue.com.br/wp-content/uploads/2019/02/SportsValue-Receitas-de-matchday-Fev-2019-1.pdf
StadiumDB.com. (2021a). Top 20 Biggest Football Stadiums. http://stadiumdb.com/lists/top-20-biggest-football-stadiums
StadiumDB.com. (2021b). UEFA 5 Star Stadiums. http://stadiumdb.com/lists/uefa-5-star-stadiums
TEA/AECOM. (2019). TEA/AECOM 2019 Theme Index and Museum Index: The global attractions Attendance Report. https://aecom.com/wp-content/uploads/2020/07/2019-Theme-Index-web-1.pdf
Tobar, F. B., & Ramshaw, G. P. (2022). “Welcome to the EPL”: Analysing the development of football tourism in the English Premier League. Soccer & Society, 23(4–5), 432–450. https://doi.org/10.1080/14660970.2022.2059871
Turisme de Barcelona. (2020). Estadísticas de turismo en Barcelona. https://ajuntament.barcelona.cat/turisme/es/datos-y-estudios
UNWTO. (2019). International Tourism Highlights – 2019 Edition. https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284421152
UNWTO. (2020). International Tourism Highlights – 2020 Edition. https://www.e-unwto.org/doi/epdf/10.18111/9789284422456
Viniegra, L. M. (2019). The international contribution of the Real Madrid brand to the city of Madrid (Spain) as a tourist destination for sporting events. Turismo y Sociedad, 24, 129–148.
Yang, J. (2017). Football Museums: History, Identity, and Connection. The International Journal of the History of Sport, 34(17–18). https://doi.org/10.1080/09523367.2018.1481048
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.