Conhecendo o campo sobre food experience: uma revisão bibliométrica dos últimos 20 anos na base web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v11i1.19547

Palavras-chave:

Food experience, Experiência gastronômica, Revisão bibliométrica

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão bibliométrica sobre “Food Experience” visando a um mapeamento da área, até então pouco explorada e em um estágio embrionário no Brasil.
Metodologia/Abordagem: O estudo teve como intervalo de tempo um período de vinte anos, de 1999 a 2019. A busca na base Web of Science resultou em 187 artigos, e não houve nenhuma filtragem. Por fim, os resultados foram extraídos da base de dados e baixados para o CiteSpace.
Originalidade/Relevância: O trabalho tem sua originalidade ao fornecer um panorama de pesquisa, que pode incentivar estudos futuros sobre Food Experience, guiando-os sobre as principais tendências sobre o conceito. Para além, o termo Food Experience ainda não possui uma definição clara e se insere em um campo de estudo disperso, cujo mapeamento bibliométrico ajudaria a sua estruturação.
Principais resultados: Percebe-se um aumento do volume de publicações nos últimos anos. Os principais autores que trabalham com o tema foram mapeados, e os estudos concentram-se nas áreas sobre qualidade e impacto do serviço, bem como satisfação do consumidor. A indexação ocorre principalmente nas áreas de administração, ciências sociais e turismo.
Contribuições teórico-metodológicas: No ano de 2018, ocorreu um aumento gradativo de publicações acerca de Food Experience, o que indica uma contemporaneidade do tema. Sugere-se que novas pesquisas bibliométricas sejam realizadas com a base SCOPUS, bem como uma revisão sistemática para entender a fundo o conceito, as aplicações e as agendas de pesquisa dentro de Food Experience.

 

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Biografias Autor

Laura de Oliveira Cardoso, UFMG

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Hospedagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2018), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte(2015) e ensino-medio-segundo-graupelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2018).

Frederico Leocádio Ferreira, UFMG

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Mestre em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Graduado no curso Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Bambuí. Membro do Núcleo de ensino e pesquisa em mercadologia e estratégia em operações - NUME, membro do Neurofaces e coordenador do Grupo de estudos Faces da inovação (mar/2018 a dez/2018). Atua na área de: Práticas de consumo, comportamento do consumidor, estudos de gênero, consumo LGBT, estratégia comportamental, Mindset de crescimento, aprendizado organizacional, empreendedorismo. Membro titular do colegiado do curso superior em Administração do Instituto Federal de Minas Gerais de jul/2015 a jun/2016, membro do colegiado da pós-graduação em Administração do CEPEAD/UFMG - mar/2018 até março/2019.

Juliana Maria Magalhães Christino, UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016. Possui graduação em Administração pela PUC-MG (1999), especialista em Marketing pela FGV (2001), mestrado em Administração pela FEAD (2004) e doutorado em Administração pela UFMG (2012). Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Social, Aceitação e Adoção de novas Tecnologias. 

Ana Luíza Silva Noronha, UFMG

É graduanda em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado

2022-02-01

Como Citar

de Oliveira Cardoso, L., Leocádio Ferreira, F., Magalhães Christino, J. M., & Silva Noronha, A. L. (2022). Conhecendo o campo sobre food experience: uma revisão bibliométrica dos últimos 20 anos na base web of Science. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 11(1), 89–120. https://doi.org/10.5585/podium.v11i1.19547

Edição

Secção

Artigos