Medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo

Autores

  • Alfredo Ribeiro Cárdenas Instituto federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.11348

Palavras-chave:

Atitude, Patrocínio Esportivo, Escalas e Medidas.

Resumo

Objetivo do estudo: o objetivo deste estudo foi investigar medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo encontradas na literatura internacional.

Metodologia/abordagem: trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. A partir de um levantamento bibliográfico realizado na base Ebsco, com a configuração (attitud*) AND (sport*) AND (sponsor*), e após filtragem, foram analisados na integra dezessete estudos sobre o tema em questão.

Originalidade/Relevância: o estudo difere-se de outros principalmente pelo seu foco específico de análise. Destarte, não incide sobre métodos, resultados ou conclusões dos estudos analisado, mas, de outra forma, analisa especificamente as medidas e escalas utilizadas para o alcance dos objetivos das respectivas investigações.

Principais resultados: a partir da análise das medidas e escalas foi possível apontar indicadores comumente utilizados para investigar a atitude relativa ao patrocínio esportivo, destacando-se: as intenções de compra dos produtos do patrocinador; a percepção de sinergia entre a atividade patrocinada e o patrocinador; o grau de envolvimento com a atividade patrocinada; intenção de recomendação (boca-a-boca) do patrocinador; e o reconhecimento da marca patrocinadora.

Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo contribui para o campo do conhecimento ao trazer minucias sobre medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo e identificar os principais indicadores utilizados.

Contribuições sociais / para a gestão: contribui também para a gestão ao possibilitar a visualização de um panorama amplo sobre as diferentes formas de o constructo – atitude em relação ao patrocínio esportivo – ser medido, ampliando assim seu entendimento e, possivelmente, sua utilização.

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Biografia do Autor

Alfredo Ribeiro Cárdenas, Instituto federal de Santa Catarina (IFSC). Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mestre em Administração (UDESC). Docente da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração ESAG/UDESC.

Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutor em Administração (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração ESAG/UDESC.

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Publicado

20.08.2020

Como Citar

Cárdenas, A. R., Tezza, R., & Cancellier, E. L. P. de L. (2020). Medidas e escalas de atitude relativa ao patrocínio esportivo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(2), 263–285. https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.11348

Edição

Seção

Artigos