Transformação digital na indústria de alimentos: proposta de framework aplicado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20819

Palavras-chave:

Transformação digital, Framework, Design science research, Indústria

Resumo

O processo de Transformação Digital (TD) é um desafio imposto por uma realidade de mercado onde a competitividade é fator chave para as organizações atingirem desempenhos superiores. As empresas devem integrar gradualmente novas tecnologias em seu processo de criação de valor por meio do desenvolvimento de projetos organizacionais apropriados. A TD pode ser considerada um processo e não um evento – ou seja, apoiando uma etapa a outra e não em eventos individuais e deve impactar de forma significativa o modelo de negócio. Portanto, não se deve confundir estratégia de Tecnologia de Informação (meio) com estratégia de TD (fim). Porém, os desafios para iniciar o processo de TD são inúmeros, sendo necessário definir por onde e como começar, quais tecnologias adotar, entre outros. Dado tamanha complexidade, o presente artigo aplicado tem por objetivo apresentar um framework contemplando as etapas necessárias para a implementação da transformação digital na em indústria alimentícia DOCE SABOR (nome fictício). Para tanto, utilizou-se o método Design Science Research (DSR). Assim, o presente artigo aplicado estruturou-se com base nos passos do DSR. Dentre os resultados e contribuições destaca-se que o framework apresentado contempla as etapas necessárias para a implementação da TD na indústria DOCE SABOR. Além disso, este estudo contribui com a literatura apresentando novos estudos e conhecimentos gerados ao longo do processo do DSR, bem como a metodologia em si, com as etapas necessárias para a TD em uma indústria, que podem ser seguidas e/ou adaptadas por gestores de uma forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alexsander Canaparro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Mestre em Administração

Angelito Dorneles da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Direito

Marcelo André Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor

José Carlos Silva Freitas Júnior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor

Referências

Anderson, T., & Shattuck, J. (2012). Design-based research: A decade of progress in education research? Educational Researcher, 41(1), 16-25. doi: https://doi.org/10.3102%2F0013189X11428813

Azhari, P., Faraby, N., Rossmann, A., Steimel, B., & Wichmann, K. S. (2014). Digital transformation report 2014. Eichenzell, Germany: Neuland GmbH & Co. KG.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barriball, K. L., & While, A. (1994). Collecting data using a semi-structured interview: A discussion paper. Journal of Advanced Nursing-Institutional Subscription, 19(2), 328-335. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.1994.tb01088.x

Endres, H., Stoiber, K., & Wenzl, N. M. (2019). Managing digital transformation through hybrid business models. Journal of Business Strategy, 41(6) 49-56. doi: https://doi.org/10.1108/JBS-07-2019-0142

Freitas, J. C. S., Jr., Machado, L., Klein, A. Z., & Freitas, A. S. (2015). Design research: Aplicações práticas e lições aprendidas. Revista de Administração FACES Journal, 14(1), 95-116. doi: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1999

Gobble, M. M. (2018). Digital strategy and digital transformation. Research-Technology Management, 61(5), 66-71. doi: https://doi.org/10.1080/08956308.2018.1495969

Hanelt, A., Bohnsack, R., Marz, D., & Marante, C. A. (2021). A systematic review of the literature on digital transformation: Insights and implications for strategy and organizational change. Journal of Management Studies, 58(5), 1159-1197. doi: https://doi.org/10.1111/joms.12639

Hess, T., Matt, C., Benlian, A., & Wiesböck, F. (2016). Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quarterly Executive, 15(2), 123-139. doi: https://doi.org/10.7892/BORIS.105447

Koeleman, J., Ribeirinho, M. J., Rockhill, D., Sjödin, E., & Strube, G. (2019, August). Decoding digital transformation in construction. Capital Projects & Infrastructure Practice.

Lacerda, D. P., Dresch, A., Proença, A., & Antunes, J. A. V., Jr. (2013). Design science research: Método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão de Produção, 20(4), 741-761. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014

Leipzig, T. von, Gamp, M., Manz, D., Schöttle, K., Ohlhausen, P., Oosthuizen, G., Palm, D., & Leipzig, K. von (2017). Initialising customer-orientated digital transformation in enterprises. Procedia Manufacturing, 8, 517-524. doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2017.02.066

Liu, D. Y., Chen, S. W., & Chou, T. C. (2011). Resource fit in digital transformation: Lessons learned from the CBC Bank global e-banking project. Managing Decision, 49(10), 1728-1742.

Manson, N. J. (2006). Is operations research really research? Orion, 22(2), 155-180. doi: https://doi.org/10.5784/22-2-40

Margiono, A. (2020). Digital transformation: Setting the pace. Journal of Business Strategy, 42(5), 315-322. doi: https://doi.org/10.1108/jbs-11-2019-0215

Matt, C., Hess, T., & Belian, A. (2015). Digital transformation strategies. Business Information and System Engineering, 7(5), 339-343.

Singh, A., Klarner, P., & Hess, T. (2020). How do chief digital officers pursue digital transformation activities? The role of organization design parameters. Long Range Planning, 53(3). doi: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2019.07.001

Vaishnavi, V., Kuechler, B., & Petter, S. (Eds.). (2019, June). Design science research in information systems, 1-62. Retrieved November 8, 2021, from http://www.desrist.org/design-research-in-information-systems/

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144.

White, N. (2020). 7 Tenets of an effective digital transformation strategy. Parametric Technology Corporation – PTC.

Ziyadin, S., Suieubayeva, S., & Utegenova, A. (2020). Digital transformation in business. In S. I. Ashmarina, M. Vochozka, & V. V. Mantulenko (Eds.). Digital age: Chances, challenges and future (pp. 408-415). Cham, Switzerland: Springer.

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Canaparro, A., da Rocha, A. D., Machado, M. A., & Silva Freitas Júnior, J. C. (2021). Transformação digital na indústria de alimentos: proposta de framework aplicado. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 9(2), 289–308. https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20819

Edição

Secção

Relatos técnicos