Gestão da inovação em um instituto privado de P&D brasileiro: um estudo de campo no ITEMM
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.19419Palavras-chave:
Inovação tecnológica, Instituto de pesquisa, Pesquisa e DesenvolvimentoResumo
Os institutos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são agentes de inovação nos quais a disseminação de tecnologias advindas deles contribui para o direcionamento de organizações e da economia. Com isso, sua gestão da inovação torna-se um recurso organizacional complexo que abrange questões tecnológicas, econômicas e sociais. A pesquisa objetivou analisar a influência da gestão da inovação, das atividades de P&D, na competitividade de um instituto de pesquisa privado, com sede em diferentes unidades federativas brasileiras. O método, dedutivo com abordagem qualitativa foi executado por meio de estratégias bibliográfica e de campo, e os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os sujeitos foram escolhidos entre os funcionários do setor de P&D do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), que busca sempre ofertar às organizações-clientes inovações tecnológicas enquadradas em mais de uma área prioritária da Indústria 4.0, configurando-o como um instituto de vanguarda tecnológica. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades à gestão do P&D do ITEMM são: dependência externa na prototipagem; mudança de escopo nos projetos; distância de outros centros de pesquisa; e infraestrutura. Por sua vez, os facilitadores para o gerenciamento da inovação são: recursos financeiros; equipe multidisciplinar de pesquisa; clientes com experiência em P&D; e a produtividade não ser avaliada em metas diárias. Conclui-se que a gestão de P&D traz retornos positivos significativos, se configurando como uma estratégia de valor, mas verificou-se que falta ao ITEMM visibilidade na esfera acadêmica de P&D, que deve ser buscada para trazer legitimidade ao instituto.
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