v. 4 n. 3 (2015): Setembro - Dezembro

					Visualizar v. 4 n. 3 (2015): Setembro - Dezembro

Editorial, v.4, n.3 (2015)


Caros leitores,

É com satisfação que publicamos a última edição do ano de 2015 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram  temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos discutem temas relacionados a gerenciamento de resíduos sólidos, percepção ambiental, áreas verdes urbanas, comportamento ambiental, responsabilidade social corporativa, indicadores de sustentabilidade e gerenciamento de impactos ambientais, entre outros.

O primeiro artigo intitulado “Análise de Viabilidade Econômica para Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Marechal Cândido Rondon – PR”, dos Autores Anderson Giovane Sontag, Igor Kenji Hilahata Cruz, Fernanda Paola Butarelli e Geysler Rogis Flor Bertolini, teve como objetivo levantar os custos com o aterro sanitário e mensurar os custos para implantação de um sistema de tratamento térmico. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, caracterizada como um estudo de caso na cidade de Marechal Cândido Rondon – Paraná.

No segundo trabalho intitulado “Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: Análise do Atual Cenário no Município de Florianópolis”, o autor Diego de Campos Domingos e Sérgio Luis Boeira, apresentaram um estudo cujo objetivo foi analisar o atual cenário do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares no município de Florianópolis. A pesquisa foi realizada na empresa Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP).

O artigo “Contribuições da Percepção Ambiental de Frequentadores sobre Praças e Parques no Brasil (2009-2013): Revisão Bibliográfica”, dos autores Tania Amara Dorigo e Ana Paula Nascimento Lamano-Ferreira, teve como foco levantar as contribuições dos estudos de percepção ambiental em áreas verdes públicas, como praças e parques urbanos. Investigou-se a influência que essas áreas exercem sobre os moradores do seu entorno e também sobre os seus frequentadores.

Na sequência, o estudo “Determinantes do Comportamento Ambiental em Brasília”, dos autores Alexandre Nascimento de Almeida, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Andrea Oliveira Gonçalves e Humberto Ângelo, teve como objetivo identificar a influência de fatores sociodemográficos e psicográficos no comportamento ambiental dos indivíduos em Brasília e oferecer subsídios para o planejamento de estratégias de marketing ambiental.

O trabalho “Responsabilidade Social Corporativa e Estrutura Organizacional em Empresas Participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP)”, dos autores Andressa Henning Silva, Janaina Marchi, Tatiane de Andrade Neves Horbe e Gilnei Luiz de Moura, buscou analisar as formas como as empresas incorporam a responsabilidade social corporativa em suas estruturas organizacionais. O estudo foi realizado com uma amostra de 15 empresas vencedoras do Prêmio Qualidade RS, nos anos de 2011 a 2013 nas categorias Diamante, Prata e Ouro.

No sexto artigo “Desenvolvimento Sustentável e Técnicas de Mensuração”, dos autores Katia Fabiane Rodrigues e Ricardo Rippel, o objetivo foi revelar por meio de uma pesquisa exploratória, a importância da mensuração do desenvolvimento sustentável, mediante apresentação das principais técnicas utilizadas. Entre elas, aponta-se, os marcos ordenadores de indicadores e as metodologias de construção de índices.

O estudo “O Uso e a Importância dos Indicadores de Sustentabilidade nas Organizações – Estudos de Casos em Empresas de Energia Elétrica”, dos autores Antonio Carlos Alcantara Thimoteo, Marcos Paixão Garcez e Flavio Junior Hourneaux Junior,  buscou compreender o uso e a importância dos indicadores e dimensões de sustentabilidade baseados nas diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) em duas empresas de alta expressividade no segmento de energia elétrica brasileiro, por meio de estudos de casos.

O oitavo artigo intitulado “Sustentabilidade nas Organizações: a Aplicação do Método gaia de Gerenciamento de Impactos Ambientais em uma Empresa”, do autor Celso Giancarlo Duarte de Mazo e Cláudia Patrícia Garcia Pampolini, demonstraram a aplicação de um método de gerenciamento de impactos ambientais, definindo o grau de sustentabilidade de uma organização. O estudo foi aplicado a uma empresa de pequeno porte do ramo de panificação.

O trabalho intitulado “Sustentabilidade e Políticas Públicas para o Setor Sucroenergético: uma Análise dos Temas Abordados”, dos autores Carla Grigoletto Duarte e Tadeu Fabricio Malheiros, teve como objetivo identificar a abrangência de temas de sustentabilidade no quadro atual de políticas públicas para o setor, visando discutir quais são os temas entendidos como prioritários, e que foram implementados como políticas públicas.

Finalmente, no último artigo desta edição “Disclosure Ambiental das Companhias do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis listadas na Bm&Fbovespa: uma Análise a Luz da Teoria da Legitimidade”, os autores Juliane Campoe Correa, Marguit Neumann Gonçalves e Romildo de Oliveira Moraes,  buscaram identificar, a luz da Teoria da Legitimidade, quais informações ambientais estão sendo divulgadas pelas empresas em suas Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs).

 

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal cientifico de divulgação para as suas pesquisas.

 

Aproveitamos para desejar a todos um novo ano repleto de prosperidade e boas realizações!

 

Ótima leitura a todos!

 

Editora Cientifica

Profa. Dra. Claudia Terezinha Kniess

 

Editor Adjunto

Prof. Dr. Mauro Silva Ruiz

 

Publicado: 23.12.2015

Artigos

  • Análise de Viabilidade Econômica para Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Marechal Cândido Rondon – PR

    Anderson Giovane Sontag, Igor Kenji Hilahata Cruz, Fernanda Paola Butarelli, Geysler Rogis Flor Bertolini
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.229
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: Análise do Atual Cenário no Município de Florianópolis

    Diego de Campos Domingos, Sérgio Luis Boeira
    14-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.275
  • Contribuições da Percepção Ambiental de Frequentadores Sobre Praças e Parques no Brasil (2009-2013): Revisão Bibliográfica

    Tania Amara Dorigo, Ana Paula Nacimento Lamano-Ferreira
    31-45
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.138
  • Determinantes do Comportamento Ambiental em Brasília

    Alexandre Nascimento de Almeida, João Carlos Garzel Leodoro Da Silva, Andrea Oliveira Gonçalves, Humberto Angelo
    46-56
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.291
  • Responsabilidade Social Corporativa e Estrutura Organizacional em Empresas Participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP)

    Andressa Hennig Silva, Janaina Marchi, Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Gilnei Luiz de Moura
    57-72
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.285
  • Desenvolvimento Sustentável e Técnicas de Mensuração

    Katia Fabiane Rodrigues, Ricardo Rippel
    73-88
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.387
  • O Uso e a Importância dos Indicadores de Sustentabilidade nas Organizações – Estudos de Casos em Empresas de Energia Elétrica

    Antonio Carlos Alcantara Thimoteo, Marcos Paixão Garcez, Flavio Junior Hourneaux Junior
    89-102
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.325
  • Sustentabilidade nas Organizações: a Aplicação do Método gaia de Gerenciamento de Impactos Ambientais em uma Empresa

    Celso Giancarlo Duarte de Mazo, Cláudia Patrícia Garcia Pampolini
    103-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.271
  • Sustentabilidade e Políticas Públicas para o Setor Sucroenergético: Uma Análise dos Temas Abordados

    Carla Grigoletto Duarte, Tadeu Fabricio Malheiros
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.311
  • Disclosure Ambiental das Companhias do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Listadas na BM&FBOVESPA: Uma Análise à Luz da Teoria da Legitimidade

    Juliane Campoe Correa, Marguit Neumann Gonçalves, Romildo de Oliveira Moraes
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.254