Vol. 4 No. 3 (2015): Setembro - Dezembro

					View Vol. 4 No. 3 (2015): Setembro - Dezembro

Editorial, v.4, n.3 (2015)


Caros leitores,

É com satisfação que publicamos a última edição do ano de 2015 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram  temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos discutem temas relacionados a gerenciamento de resíduos sólidos, percepção ambiental, áreas verdes urbanas, comportamento ambiental, responsabilidade social corporativa, indicadores de sustentabilidade e gerenciamento de impactos ambientais, entre outros.

O primeiro artigo intitulado “Análise de Viabilidade Econômica para Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Marechal Cândido Rondon – PR”, dos Autores Anderson Giovane Sontag, Igor Kenji Hilahata Cruz, Fernanda Paola Butarelli e Geysler Rogis Flor Bertolini, teve como objetivo levantar os custos com o aterro sanitário e mensurar os custos para implantação de um sistema de tratamento térmico. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, caracterizada como um estudo de caso na cidade de Marechal Cândido Rondon – Paraná.

No segundo trabalho intitulado “Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: Análise do Atual Cenário no Município de Florianópolis”, o autor Diego de Campos Domingos e Sérgio Luis Boeira, apresentaram um estudo cujo objetivo foi analisar o atual cenário do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares no município de Florianópolis. A pesquisa foi realizada na empresa Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP).

O artigo “Contribuições da Percepção Ambiental de Frequentadores sobre Praças e Parques no Brasil (2009-2013): Revisão Bibliográfica”, dos autores Tania Amara Dorigo e Ana Paula Nascimento Lamano-Ferreira, teve como foco levantar as contribuições dos estudos de percepção ambiental em áreas verdes públicas, como praças e parques urbanos. Investigou-se a influência que essas áreas exercem sobre os moradores do seu entorno e também sobre os seus frequentadores.

Na sequência, o estudo “Determinantes do Comportamento Ambiental em Brasília”, dos autores Alexandre Nascimento de Almeida, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Andrea Oliveira Gonçalves e Humberto Ângelo, teve como objetivo identificar a influência de fatores sociodemográficos e psicográficos no comportamento ambiental dos indivíduos em Brasília e oferecer subsídios para o planejamento de estratégias de marketing ambiental.

O trabalho “Responsabilidade Social Corporativa e Estrutura Organizacional em Empresas Participantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP)”, dos autores Andressa Henning Silva, Janaina Marchi, Tatiane de Andrade Neves Horbe e Gilnei Luiz de Moura, buscou analisar as formas como as empresas incorporam a responsabilidade social corporativa em suas estruturas organizacionais. O estudo foi realizado com uma amostra de 15 empresas vencedoras do Prêmio Qualidade RS, nos anos de 2011 a 2013 nas categorias Diamante, Prata e Ouro.

No sexto artigo “Desenvolvimento Sustentável e Técnicas de Mensuração”, dos autores Katia Fabiane Rodrigues e Ricardo Rippel, o objetivo foi revelar por meio de uma pesquisa exploratória, a importância da mensuração do desenvolvimento sustentável, mediante apresentação das principais técnicas utilizadas. Entre elas, aponta-se, os marcos ordenadores de indicadores e as metodologias de construção de índices.

O estudo “O Uso e a Importância dos Indicadores de Sustentabilidade nas Organizações – Estudos de Casos em Empresas de Energia Elétrica”, dos autores Antonio Carlos Alcantara Thimoteo, Marcos Paixão Garcez e Flavio Junior Hourneaux Junior,  buscou compreender o uso e a importância dos indicadores e dimensões de sustentabilidade baseados nas diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) em duas empresas de alta expressividade no segmento de energia elétrica brasileiro, por meio de estudos de casos.

O oitavo artigo intitulado “Sustentabilidade nas Organizações: a Aplicação do Método gaia de Gerenciamento de Impactos Ambientais em uma Empresa”, do autor Celso Giancarlo Duarte de Mazo e Cláudia Patrícia Garcia Pampolini, demonstraram a aplicação de um método de gerenciamento de impactos ambientais, definindo o grau de sustentabilidade de uma organização. O estudo foi aplicado a uma empresa de pequeno porte do ramo de panificação.

O trabalho intitulado “Sustentabilidade e Políticas Públicas para o Setor Sucroenergético: uma Análise dos Temas Abordados”, dos autores Carla Grigoletto Duarte e Tadeu Fabricio Malheiros, teve como objetivo identificar a abrangência de temas de sustentabilidade no quadro atual de políticas públicas para o setor, visando discutir quais são os temas entendidos como prioritários, e que foram implementados como políticas públicas.

Finalmente, no último artigo desta edição “Disclosure Ambiental das Companhias do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis listadas na Bm&Fbovespa: uma Análise a Luz da Teoria da Legitimidade”, os autores Juliane Campoe Correa, Marguit Neumann Gonçalves e Romildo de Oliveira Moraes,  buscaram identificar, a luz da Teoria da Legitimidade, quais informações ambientais estão sendo divulgadas pelas empresas em suas Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs).

 

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal cientifico de divulgação para as suas pesquisas.

 

Aproveitamos para desejar a todos um novo ano repleto de prosperidade e boas realizações!

 

Ótima leitura a todos!

 

Editora Cientifica

Profa. Dra. Claudia Terezinha Kniess

 

Editor Adjunto

Prof. Dr. Mauro Silva Ruiz

 

Published: 2015-12-23

Artigos

  • Analysis of Economic Viability for Solid Urban Waste Treatment Systems in the Municipality of Marechal Cândido Rondon – PR

    Anderson Giovane Sontag, Igor Kenji Hilahata Cruz, Fernanda Paola Butarelli, Geysler Rogis Flor Bertolini
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.229
  • Solid Urban Domestic Waste Management: Analysis of Current Situation in the City of Florianópolis

    Diego de Campos Domingos, Sérgio Luis Boeira
    14-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.275
  • Contributions of Gors’ Environmental Perception About Squares and Parks in Brazil (2009-2013): Literature Review

    Tania Amara Dorigo, Ana Paula Nacimento Lamano-Ferreira
    31-45
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.138
  • Determining Factors on Environmental Behaviour in Brasilia

    Alexandre Nascimento de Almeida, João Carlos Garzel Leodoro Da Silva, Andrea Oliveira Gonçalves, Humberto Angelo
    46-56
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.291
  • Corporate Social Responsibility and Organizational Structure in Companies Participating in the Gaúcho Program of Quality and Productivity (PGQP)

    Andressa Hennig Silva, Janaina Marchi, Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Gilnei Luiz de Moura
    57-72
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.285
  • Sustainable Development and Measurement Techniques

    Katia Fabiane Rodrigues, Ricardo Rippel
    73-88
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.387
  • The Use and Importance of Sustainability Indicators in Organizations – Case Studies in Electric Power Companies

    Antonio Carlos Alcantara Thimoteo, Marcos Paixão Garcez, Flavio Junior Hourneaux Junior
    89-102
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.325
  • Sustainability in Organizations: The Application of the Gaia Method for Managing Environmental Impact on a Company

    Celso Giancarlo Duarte de Mazo, Cláudia Patrícia Garcia Pampolini
    103-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.271
  • Sustainability and Public Policy for the Sugar-Energy Industry: An Analysis of the Topics Covered

    Carla Grigoletto Duarte, Tadeu Fabricio Malheiros
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.311
  • Environmental Disclosure of Petroleum Industry Companies, Gas and Biofuels Listed in BM & FBOVESPA: An Analysis in the Light of the Theory of Legitimacy

    Juliane Campoe Correa, Marguit Neumann Gonçalves, Romildo de Oliveira Moraes
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.254