Determinantes do Comportamento Ambiental em Brasília

Autores

  • Alexandre Nascimento de Almeida Universidade de Brasília - UnB
  • João Carlos Garzel Leodoro Da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Andrea Oliveira Gonçalves Universidade de Brasília - UnB
  • Humberto Angelo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.291

Palavras-chave:

Consumidor verde, marketing ambiental, gestão ambiental.

Resumo

A crescente preocupação com o meio ambiente tem modificado o comportamento das pessoas, levando ao questionamento sobre a origem dos produtos e sobre os danos que os mesmos causam ao meio ambiente, ocasionando em um novo tipo de consumidor, conhecido como “consumidor verde”. O objetivo do trabalho é identificar a influência de fatores sociodemográficos e psicográficos no comportamento ambiental dos indivíduos em Brasília e oferecer subsídios para o planejamento de estratégias de marketing ambiental. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e utilizada a regressão logística como instrumental analítico. Os resultados indicaram que os indivíduos ambientalmente conscientes são aqueles com maior grau de instrução e, principalmente, aqueles que percebem a eficácia de suas ações ambientais, não importando se essas são pequenas ou isoladas.

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Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília - UnB

Gestão Ambiental, Ciências Sociais Aplicadas

João Carlos Garzel Leodoro Da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economia Rural, Ciências Sociais Aplicadas

Andrea Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília - UnB

Gestão do Agronegócio, Ciências Sociais Aplicadas

Humberto Angelo, Universidade de Brasília - UnB

Engenharia Florestal, Economia e Política Florestal

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Almeida, A. N. de, Da Silva, J. C. G. L., Gonçalves, A. O., & Angelo, H. (2015). Determinantes do Comportamento Ambiental em Brasília. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(3), 46–56. https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.291