Responsabilidade Social e Ambiental e Desenvolvimento local Sustentável: O Caso do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial - PEAP

Autores

  • Eugênia Rosa Cabral Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Alessandra Livia Lima dos Santos Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), bolsista de Pós-Graduação.
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia - Unama

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.177

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Parcerias Tri-Setoriais, Desenvolvimento Local Sustentável

Resumo

O artigo analisa as ações de responsabilidade social expressas no Projeto Educação Ambiental e Patrimonial (PEAP) implementadas nas comunidades Boa Vista e Moura, localizadas no município de Oriximiná, no Pará. O objetivo do PEAP é promover o resgate e a preservação do patrimônio ambiental e cultural em comunidades locais, desenvolvido em parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a empresa privada Mineração Rio do Norte (MRN) e representantes das comunidades locais. Este estudo analisa em que medida as ações do PEAP podem ser consideradas propulsoras de desenvolvimento local sustentável. Para responder a essa questão, a pesquisa focou na implementação das ações do PEAP e seus efeitos nas duas comunidades em estudo. Especificamente, procurou identificar possíveis impactos sociais, culturais e econômicos das ações do PEAP junto às duas comunidades, além de identificar as expectativas futuras dos sujeitos sociais envolvidos. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados, obtidos em documentos e entrevistas, foram analisados à luz dos conceitos de desenvolvimento local sustentável, responsabilidade social corporativa e parceria tri-setorial. O estudo identificou que as ações desenvolvidas pelo PEAP resultam de práticas de gestão e planejamento social participativos, tendo como reflexo o resgate de práticas tradicionais, a socialização de informações e a geração de renda que, juntos, contribuem para o desenvolvimento local sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênia Rosa Cabral, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professora pós-stricto sensu - Nível III, da Universidade da Amazônia, atuando no programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado) em Administração. Tem experiência na área da Política Pública, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação ambiental, gestão ambiental pública e empresarial, instrumentos de política ambiental, ambientalismo empresarial, políticas públicas e grupos de interesse, impacto ambiental.

Alessandra Livia Lima dos Santos, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), bolsista de Pós-Graduação.

Mestre em Administração, na linha de pesquisa Desenvolvimento Sustentável (UNAMA). É graduada em Serviço Social (UNAMA). Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Reginal (UFPA). Pós graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior (UNAMA). Bolsista Bolsista de pós-graduação, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia - Unama

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Amazônia (UNAMA). Atua, principalmente, nos seguintes temas: capital social, cadeias produtivas, competitividade, governança, mercado e Análise econométrica dos modelos de crescimento econômico. Técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Cabral, E. R., Santos, A. L. L. dos, & Gomes, S. C. (2015). Responsabilidade Social e Ambiental e Desenvolvimento local Sustentável: O Caso do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial - PEAP. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 91–107. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.177

Edição

Seção

Artigos