Despoluição de rios urbanos para fins de transporte: os Rios Tietê e Pinheiros como alternativa ao transporte rodoviário de cargas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.23297

Palabras clave:

Cidade de São Paulo, Mobilidade urbana, Despoluição dos rios, Rio Tietê. Rio Pinheiros

Resumen

Objetivo: Relacionar a recuperação dos principais rios da cidade de São Paulo com os impactos em sua mobilidade urbana por meio de portos e rotas de transporte fluvial.

Método: Realizou-se uma pesquisa documental dos principais dados (traçado, largura, profundidade e localização) e um levantamento bibliográfico das principais pesquisas voltadas ao tema em artigos, teses e relatórios emitidos, principalmente, por órgãos públicos como CET (Companhia de Engenharia Tráfego), Governo do Estado de São Paulo e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Originalidade/Relevância: O trabalho em questão torna-se relevante pelo fato de analisar uma alternativa para solucionar o problema da mobilidade urbana sob uma perspectiva diferente: integrar os tão conhecidos rios que cortam o ambiente urbano paulistano de modo a aproveitar seu potencial hídrico.

Resultados: A partir das informações levantadas, foi possível elaborar um plano estratégico identificando possibilidades de instalação de terminais intermodais de cargas, além de verificar quais embarcações poderiam ser utilizadas.

Contribuições sociais/para a gestão: A gestão paulistana constantemente busca encontrar soluções para os impactos negativos da desordenada urbanização na infraestrutura da cidade e em sua mobilidade urbana, além dos problemas de poluição de seus rios. Avaliar a restauração dos rios da região sob a ótica da utilização destes como uma alternativa às vias já saturadas pode trazer benefícios em diversas esferas governamentais, além de trazer melhoria da qualidade de vida à população de São Paulo.

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Biografía del autor/a

Felipe Laranjeira David, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / São Carlos (SP)

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Assessor de investimentos na XP Investimentos

Fernando Hideki Hirosue, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / São Carlos (SP)

Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual paulista (Unesp). Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP)

Citas

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Publicado

2023-07-11

Cómo citar

David, F. L., & Hirosue, F. H. (2023). Despoluição de rios urbanos para fins de transporte: os Rios Tietê e Pinheiros como alternativa ao transporte rodoviário de cargas. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 12(1), e23297. https://doi.org/10.5585/2023.23297