Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25480

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação Continuada, Plano Nacional de Educação – PNE

Resumo

A Constituição Federal de 1988 reconheceu a educação como um direito humano fundamental, a ser assegurado pelo Estado. Desde então, diversas políticas públicas foram implementadas para expandir e aprimorar o sistema educacional brasileiro, com destaque para o Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014. O PNE estabeleceu 20 metas e 254 estratégias a serem cumpridas até 2024, exigindo que estados e municípios elaborassem seus próprios planos educacionais. Assim, o estado do Amazonas criou seu Plano Estadual de Educação (PEE) por meio da Lei nº 4.183/2015, alinhando suas metas e estratégias às diretrizes nacionais. A Meta 16 do PEE/AM concentra-se na qualificação dos profissionais da educação e possui dois objetivos: formar 60% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação e garantir a formação continuada de todos os profissionais da educação básica. Este estudo se dedica à análise do segundo objetivo da Meta, buscando avaliar o percentual de professores que participaram de cursos de formação continuada entre 2014 e 2023 no Amazonas. A pesquisa, de natureza documental e abordagem qualitativa, tem como principal fonte os dados do Censo Escolar. Os resultados indicam a necessidade de um aumento nos investimentos em formação continuada para os professores da região.

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Biografias Autor

Aldenei Bentes Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 1999) e especializações em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual (UFAM, 2007) e em Tecnologia em Educação pela PUC-Rio (2010). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou como professora formadora e tutora em diversos programas de formação de professores e é, atualmente, professora de Língua Portuguesa e assessora técnica na Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC).

Carolina Brandão Gonçalves, University of Minho

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Possui mestrado em Ciências da Comunicação (2012) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2010). Atualmente, é professora titular na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atua no programa de pós-graduação em Educação da mesma instituição. Como pedagoga do Museu Amazônico, é diretora da Divisão de Difusão Cultural desde 2018, onde desenvolve práticas pedagógicas para diferentes faixas etárias, com foco em tecnologia na educação e divulgação científica.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

VIEIRA, Aldenei Bentes; GONÇALVES, Carolina Brandão. Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e25480, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.25480. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/25480. Acesso em: 12 mar. 2025.
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