A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3715Palavras-chave:
parceria, política educacional, empresariado.Resumo
O trabalho tem por objetivo analisar o fenômeno político parcerias na educação. Tomamos como foco a relação entre organizações empresariais e aparelhagem estatal, considerando o contexto de difusão da ideologia da responsabilidade social e de afirmação do modelo de Estado gerencial no Brasil. O recorte empírico da pesquisa se concentrou nas formulações da Fundação Vale – FV sobre o tema parcerias na educação. O objetivo do estudo é problematizar a existência do fenômeno e elucidar as implicações do mesmo sobre a configuração da política de formação docente. À luz do materialismo histórico, o processo de investigação se concentrou nas fontes documentais produzidas pela FV. Concluímos que a articulação política proposta pela FV às Secretarias de Educação implica na definição das bases da política de formação de professores, visando transformá-los em difusores e organizadores de certa concepção de formação humana e na legitimação do empresariado como formulador e executor de política educacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05.04.2013
Como Citar
DORNELAS, Liege Goulart; MARTINS, André Silva. A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 113–128, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3715. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3715. Acesso em: 11 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
Visualizações
- Resumo 327
- PDF 224