A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores

Autores/as

  • Liege Goulart Dornelas UNIPAC
  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3715

Palabras clave:

parceria, política educacional, empresariado.

Resumen

O trabalho tem por objetivo analisar o fenômeno político parcerias na educação. Tomamos como foco a relação entre organizações empresariais e aparelhagem estatal, considerando o contexto de difusão da ideologia da responsabilidade social e de afirmação do modelo de Estado gerencial no Brasil. O recorte empírico da pesquisa se concentrou nas formulações da Fundação Vale – FV sobre o tema parcerias na educação. O objetivo do estudo é problematizar a existência do fenômeno e elucidar as implicações do mesmo sobre a configuração da política de formação docente. À luz do materialismo histórico, o processo de investigação se concentrou nas fontes documentais produzidas pela FV. Concluímos que a articulação política proposta pela FV às Secretarias de Educação implica na definição das bases da política de formação de professores, visando transformá-los em difusores e organizadores de certa concepção de formação humana e na legitimação do empresariado como formulador e executor de política educacional.

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Biografía del autor/a

Liege Goulart Dornelas, UNIPAC

Professora da Universidade Antonio Carlos e da rede Estadual de Minas Gerais na cidade de Governador Valadares.

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor Adjunto da área de política educacional do Departamento de Educação da UFJF, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, coordenador do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos de Política Educacional.

Publicado

2013-04-05

Cómo citar

DORNELAS, Liege Goulart; MARTINS, André Silva. A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 113–128, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3715. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3715. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático
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