Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26283

Mots-clés :

Educação Ambiental, Educação Básica, Políticas Públicas

Résumé

No presente texto, abordaremos algumas concepções de Educação Ambiental e suas contribuições no âmbito escolar, em diálogo com os documentos e diretrizes curriculares. Além disso, buscaremos também propor uma reflexão sobre a importância das Políticas Públicas de Educação Ambiental, como contributo à educação formal. Para tanto, foram identificadas produções científicas em Bases de Dados e Buscadores, tais como Google Acadêmico e Scielo, evidenciando textos vinculados à temática do estudo. Os resultados mostram uma desvalorização da EA em diversos documentos que regem a organização curricular nas escolas, em especial, na Base Nacional Comum Curricular, o que nos revela a presença de uma educação conservadora, com interesses voltados para questões mercadológicas e que, portanto, não contempla as políticas de Educação Ambiental anteriormente conquistadas. Considera-se, portanto, a relevância de retomar as concepções educativas ambientais, com ênfase nas abordagens críticas na ação pedagógica como prática social.

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Mateus Filho Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), pela Universidade Federal do Tocantins, (UFT), campus universitário de Palmas-TO. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins-UFT, campus universitário de Tocantinópolis-TO (2021). O pesquisador desenvolve estudos correlacionados com a Pesca, Práticas Corporais e Educação Ambiental Popular, bem como sua interligação com as Comunidades Tradicionais, Saberes Populares e Educação Popular. Além disso, o pesquisador também desenvolve pesquisas vinculadas á Corporeidade e Natureza, Políticas de Educação Ambiental no Âmbito Escolar, Pesca e a relação com o trabalho e Ensino e Escolarização das comunidades tradicionais de pesca.

Lisiane Costa Claro , Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, no Campus de Jaguarão/RS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA FURG, na linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Mestrado em Educação (PPGEdu/FURG) na linha de Linguagens, Culturas e Utopias. Formação em Pedagogia e História (Licenciatura e Bacharelado). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA). Pesquisadora na área da Educação Popular; Educação Ambiental; Educação do Campo e História Oral. Experiência com formação docente, EJA e produções na Extensão Universitária. Desenvolve atividades extensionistas com base nos temas relacionados às tecnologias sociais como: educação nas comunidades de pesca, formação docente com base na Educação Popular, Acesso e permanência na Universidade Pública e Cultura Escolar.

 

 

 

Roberta Avila Pereira , Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Mestra em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Graduada em Pedagogia (FURG). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA/UFNT) e do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE/FURG). Editora assistente da revista Ambiente & Educação da FURG.

 

 

Références

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Publiée

2024-12-13

Comment citer

NASCIMENTO, Mateus Filho Vieira do; CLARO , Lisiane Costa; PEREIRA , Roberta Avila. Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e26283, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.26283. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/26283. Acesso em: 12 mars. 2025.
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