Sarau noturno: caminhos educativos redutores de danos na interface poética entre escolas públicas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26242

Mots-clés :

sarau literário, poesias, redução de danos, ensino médio

Résumé

Amparado por referenciais que discutem o papel educativo, social e cultural da escrita poética nas escolas públicas, o presente artigo descreve e debate as ações que subsidiam um Sarau noturno realizado anualmente em uma escola estadual no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. O mesmo tem a intenção de congregar produções poéticas elaboradas pelos alunos a partir de algumas oficinas realizadas. Além do propósito motivacional e sensibilizador para a escrita, o Sarau Noturno favorece o encontro de poetas, egressos, comunidade escolar e profissionais de ensino das unidades escolares, possibilitando reflexões que explorem caminhos alternativos para lidar com as vulnerabilidades e com as mazelas sociais que privam e invadem o espírito humano. A partir das observações coletadas nos anos de 2023 e 2024, é possível aferir que o trabalho colaborativo do Sarau Noturno corrobora com o afloramento de sensibilidades e estimula a escrita, sendo potencialmente redutor de danos dos estigmas e preconceitos sociais, permitindo que distintos temas contemporâneos transversais venham à tona e sejam debatidos nas escolas.

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Bibliographies de l'auteur

Francisco José Figueiredo Coelho, Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, CEPAP

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Graduado em Ciências Biológicas (UERJ). Poeta e Docente da Educação básica (SEEDUC-RJ).

Andrea Viana da Silva Diniz, Instituto de Educação Clélia Nanci, IECN

Doutoranda em Educação (UFF). Graduada em Pedagogia (UFF). Poeta e Docente do curso de Formação de Normalistas (SEEDUC-RJ).

 

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Publiée

2024-12-13

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COELHO, Francisco José Figueiredo; DINIZ, Andrea Viana da Silva. Sarau noturno: caminhos educativos redutores de danos na interface poética entre escolas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e26242, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.26242. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/26242. Acesso em: 12 mars. 2025.
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