Competências gerais da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678

Mots-clés :

Adaptabilidade, Competências Gerais da BNCC, Flexibilidade.

Résumé

Este artigo objetivou-se discutir os aspectos teóricos e ideológicos das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise foram utilizados três documentos: a própria BNCC, o documento divulgado pelo Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e o documento ‘Educação em Quatro Dimensões’, divulgado pelo Center for Curriculum Redesign. Partiu-se do pressuposto de que as dez Competências Gerais da BNCC atendem aos imperativos do mercado e traduzem os valores essenciais para o século XXI e chegou-se à conclusão que a reforma proposta da BNCC, com base nas dez Competências Gerais, reflete a continuação e conservação de uma sociedade desigual, pautada nos interesses das classes dominantes (MARX; ENGELS, 1998).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paran᠖ Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Références

BATISTA, Paulo Nogueira. O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Programa Educativo Dívida Externa - PEDEX, Caderno Dívida Externa, n. 6, 2. ed., nov. 1994, p. 1 - 36.

BATISTA, Roberto Leme. A ofensiva do capital e a reestruturação produtiva no final do século XX. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 35-56.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF,1997.

BRASIL. Parecer nº 04/98 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Brasília: Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB), 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília: MEC, 2017.

CARVALHO, Elma Júlia. Educação e diversidade cultural. In.: CARVALHO, Elma Júlia; FAUSTINO, Rosangela Célia. Educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010, p. 17 – 54.

CENTER FOR CURRICULUM REDESIGN, Educação em quatro dimensões. Boston, 2015. Disponivel em: < https://curriculumredesign.org/our-work/four-dimensional-21st-century-education-learning-competencies-future-2030/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma ‘cultura educacional mundial comum’ ou localizando uma agenda globalmente estruturada para a educação? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, maio/ago. 2004. p. 423-460.

DEITOS, Roberto Antonio. Economia e Estado no Brasil. In: FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; ZANARDINI, Isaura Monica Souza; DEITOS, Roberto Antonio. Educação, políticas sociais e Estado no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE; Curitiba: Fundação Araucária, 2008. p. 205-236.

HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 26 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1. p. 52-71.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida O. Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global. Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas, n. 20, junho 2006. p. 43-54.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.

GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os Intelectuais Orgânicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (Orgs). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 45-88.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, abr. 2017. p. 107-121.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Castro e Costa, L.C. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MASLOW, Abraham Harold. Diário de negócios de Maslow. Tradução de Nilza Freire. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

O poder da ideologia. Tradução Magda Lopes e Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2012.

MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign. 2018. Disponível em <http://movimentopelabase.org.br/acontece/competencias-gerais-de-bncc/ >. Acesso em 19 abr. 2018.

NOMA, Amélia Kimiko. O neoliberalismo: doutrina, movimento e conjunto de políticas. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 99-124.

PAIVA, V.; WARDE, Mirian. Novo paradigma de desenvolvimento e centralização do ensino básico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 14, n. 44, 1993. p. 11-32.

PERRUDE, Marileide Rodrigues da Silva. Reforma do Estado e da educação no Brasil a partir da década de 1990: novos padrões de administração pública e de gestão educacional. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 41-57.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

UNESCO, Educação 2030. Declaração de Icheon e Marco de Ação da Educação – Rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Paris: UNESCO, 2016.

WILLIAMSON, John. Reformas políticas na América Latina na década de 80. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 12, n. 1, 1992.

ZANARDINI, João Batista. A ideologia do desenvolvimento e da globalização e as proposições curriculares elaboradas (1961-2002). In: FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; ZANARDINI, Isaura Monica Souza; DEITOS, Roberto Antonio. Educação, políticas sociais e Estado no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE; Curitiba: Fundação Araucária, 2008. p. 205-236

Téléchargements

Publiée

2020-07-02

Comment citer

GONÇALVES, Amanda Melchiotti; DEITOS, Roberto Antonio. Competências gerais da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e10678, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.10678. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/10678. Acesso em: 11 mars. 2025.
Views
  • Résumé 6930
  • PDF (Português (Brasil)) 3028