Competências gerais da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678Palabras clave:
Adaptabilidade, Competências Gerais da BNCC, Flexibilidade.Resumen
Este artigo objetivou-se discutir os aspectos teóricos e ideológicos das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise foram utilizados três documentos: a própria BNCC, o documento divulgado pelo Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e o documento ‘Educação em Quatro Dimensões’, divulgado pelo Center for Curriculum Redesign. Partiu-se do pressuposto de que as dez Competências Gerais da BNCC atendem aos imperativos do mercado e traduzem os valores essenciais para o século XXI e chegou-se à conclusão que a reforma proposta da BNCC, com base nas dez Competências Gerais, reflete a continuação e conservação de uma sociedade desigual, pautada nos interesses das classes dominantes (MARX; ENGELS, 1998).
Descargas
Citas
BATISTA, Paulo Nogueira. O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Programa Educativo Dívida Externa - PEDEX, Caderno Dívida Externa, n. 6, 2. ed., nov. 1994, p. 1 - 36.
BATISTA, Roberto Leme. A ofensiva do capital e a reestruturação produtiva no final do século XX. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 35-56.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF,1997.
BRASIL. Parecer nº 04/98 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Brasília: Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB), 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília: MEC, 2017.
CARVALHO, Elma Júlia. Educação e diversidade cultural. In.: CARVALHO, Elma Júlia; FAUSTINO, Rosangela Célia. Educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010, p. 17 – 54.
CENTER FOR CURRICULUM REDESIGN, Educação em quatro dimensões. Boston, 2015. Disponivel em: < https://curriculumredesign.org/our-work/four-dimensional-21st-century-education-learning-competencies-future-2030/>. Acesso em: 17 ago. 2018.
DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma ‘cultura educacional mundial comum’ ou localizando uma agenda globalmente estruturada para a educação? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, maio/ago. 2004. p. 423-460.
DEITOS, Roberto Antonio. Economia e Estado no Brasil. In: FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; ZANARDINI, Isaura Monica Souza; DEITOS, Roberto Antonio. Educação, políticas sociais e Estado no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE; Curitiba: Fundação Araucária, 2008. p. 205-236.
HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 26 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1. p. 52-71.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida O. Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global. Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas, n. 20, junho 2006. p. 43-54.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.
GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os Intelectuais Orgânicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (Orgs). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 45-88.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, abr. 2017. p. 107-121.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Castro e Costa, L.C. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MASLOW, Abraham Harold. Diário de negócios de Maslow. Tradução de Nilza Freire. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
O poder da ideologia. Tradução Magda Lopes e Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2012.
MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign. 2018. Disponível em <http://movimentopelabase.org.br/acontece/competencias-gerais-de-bncc/ >. Acesso em 19 abr. 2018.
NOMA, Amélia Kimiko. O neoliberalismo: doutrina, movimento e conjunto de políticas. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 99-124.
PAIVA, V.; WARDE, Mirian. Novo paradigma de desenvolvimento e centralização do ensino básico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 14, n. 44, 1993. p. 11-32.
PERRUDE, Marileide Rodrigues da Silva. Reforma do Estado e da educação no Brasil a partir da década de 1990: novos padrões de administração pública e de gestão educacional. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 41-57.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
UNESCO, Educação 2030. Declaração de Icheon e Marco de Ação da Educação – Rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Paris: UNESCO, 2016.
WILLIAMSON, John. Reformas políticas na América Latina na década de 80. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 12, n. 1, 1992.
ZANARDINI, João Batista. A ideologia do desenvolvimento e da globalização e as proposições curriculares elaboradas (1961-2002). In: FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; ZANARDINI, Isaura Monica Souza; DEITOS, Roberto Antonio. Educação, políticas sociais e Estado no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE; Curitiba: Fundação Araucária, 2008. p. 205-236
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Amanda Melchiotti Gonçalves, Roberto Antonio Deitos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Resumen 6930
- PDF (Português (Brasil)) 3028