Núm. 42: A Universidade Popular no Brasil

(jan./abr. 2017)

 
Publicado: 2017-05-03

Editorial

  • Educação Popular e Universidade

    Eduardo Santos, Manuel Tavares
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7359

Dossiê Temático: A Universidade Popular no Brasil

  • Apresentação Dossiê "A universidade popular no Brasil"

    Mauricio Pedro da Silva
    17-20
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7325
  • UNILAB: uma proposta freireana de universidade popular?

    Stela Meneghel, Jaana Flávia Fernandes Nogueira, Sofia Lerche Vieira
    21-37
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6551
  • Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia

    Naomar de Almeida Filho, Dirceu Benincá, Denise Coutinho
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681
  • Internacionalização da educação superior nos marcos da integração regional da América Latina: o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Eduardo Santos
    57-84
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6867
  • Modelos contra-hegemônicos de Educação Superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul

    Manuel Tavares
    85-102
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6868

Artigos

  • Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismo

    António Francisco Baixinho
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3606
  • Políticas de democratização da educação superior e a perspectiva metodológica de Antonio Gramsci

    Michelle Fernandes Lima, Regina Maria Michelotto
    125-141
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3634
  • As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola

    Denise Regina Costa Aguiar
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3720
  • Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor

    Ana Maria Vellenich, Adriano Ferreira, Nilsen Marcondes, Maria Castro
    161-176
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942
  • O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso

    Maria Angélica Penatti Pipitone, Karen Missy Aki Komada
    177-187
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.5903

Resenhas

  • Crise educacional e mundo pré-totalitário: a compreensão de Hannah Arendt, de Flávio Rovani de Andrade

    Genivaldo Paulino Monteiro
    191-194
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7216
  • O poder e o conhecimento: introdução ao pensamento de Michel Foucault, de Ricardo Luiz de Souza

    José Henrique Arzani
    195-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6749
  • Desafios para a educação democrática de qualidade no Brasil, de Samuel Mendonça e José Aguiar Nobre

    Roseli Trevisan Marques de Souza
    199-203
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7008
  • Estranhos à nossa porta, de Zygmunt Bauman

    Ana Maria Haddad Baptista
    204-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7276

Revista Completa

  • Eccos 42

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.7376