As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola

Autores

  • Denise Regina Costa Aguiar Pontifícia Universidade Católica- PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3720

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Educação Popular. Paulo Freire

Resumo

O presente artigo tem o propósito de estudar a influência e as contribuições do pensamento de Paulo Freire nos sistemas de ensino, e mais especificamente, as propostas de política públicas educacionais, na Rede Municipal de São Paulo, no período de 1989 a 1992 e na Rede Municipal de Diadema, no período de 2005 a 2008, com o objetivo de ilustrar empiricamente a teoria freireana. A proposta de política pública, popular e democrática, numa perspectiva freireana, caracteriza-se por um projeto de escola ousado, inovador, em permanente construção, um outro jeito de fazer escola, porque provoca uma ruptura com fazeres e saberes tão arraigados na organização da escola numa concepção de educação bancária voltada para a seletividade e expulsão, sobretudo das camadas populares ao acesso ao conhecimento, à cultura, ao direito de “ser mais”, enfim, ao direito à ética humana.

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Biografia do Autor

Denise Regina Costa Aguiar, Pontifícia Universidade Católica- PUC/SP

Pos-doutoranda e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP-Brasil.

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Publicado

06.02.2017

Como Citar

COSTA AGUIAR, Denise Regina. As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 143–160, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.3720. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3720. Acesso em: 3 fev. 2025.
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