n. 32: Educação, juventude e contestação social

Eccos n. 32
(set./dez. 2013)
Publicado: 30.12.2013

Editorial

  • Educação, juventude e contestação social

    Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino
    11 - 14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4708

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social

  • Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio

    Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Selva Guimarães
    17 - 32
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4223
  • Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares

    Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares, Nelma Suely Bragança, Raiane Lóss Cardoso
    33 - 50
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4294
  • Juventudes e educação sociocomunitária: roteiros de investigação

    Luís Antonio Groppo
    51 - 66
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4080
  • Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil: a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na ANPED

    José Rubens Lima Jardilino, Regina M. B. Araújo, Angelita A. A. Freitas, Célia Maria F. Nunes
    67 - 84
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4624
  • O jovem e a violência: perspectivas de educação dual

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani
    85 - 101
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4313
  • Juventude e contemporaneidade: vínculos complexos e futuro incerto

    Maria do Horto Salles Tiellet, Maria da Penha Fornanciari Antunes, José Ferreira da Costa
    103 - 118
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4260

Artigos

  • Novos rumos da história da educação

    Gary McCulloch
    121 - 138
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4632
  • Criações e releituras de imagens – uma pesquisa no ensino de artes visuais

    Maristani Polidori Zamperetti
    139 - 155
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.3386
  • As regras de civilidade prescritas pelas Ligas da Bondade nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina (1953-1970)

    Mariane Rocha Niehues, Giani Rabelo
    157 - 178
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.3413
  • Literatura e formação humana

    Jadir de Morais Pessoa
    179 - 196
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.3441
  • A Filosofia Andina : uma interpelação ao pensamento Ocidental. Colonialismo, colonialidade e descolonização para uma interdiversidade de saberes (J. Estermann)

    Manuel Tavares
    197 -235
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4620
  • La reinvención freiriana en la universidad: Paulo Freire, el movimiento zapatista, el psicoanálisis sociopolítico y la pedagogía erótica

    Miguel Escobar
    237 - 268
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4660

Resenhas

  • John Dewey: uma filosofia para educadores, de Marcos V. da Cunha

    Lis Angelis Menezes
    271 - 274
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4302
  • Representações Utópicas no ensino de História, de Antônio Simplício de Almeida Neto

    Lúcia Yara Farias
    275 - 277
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4289
  • Deleuze & a educação, de Silvio Gallo

    André Lima
    279 - 282
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4107
  • Bambini Brasiliani: a infância das crianças Italianas e ítalo-brasileiras, de Eliane Mimesse (Org.)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    283 - 286
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4482

Revista Completa

  • Eccos n.32

    1 - 296
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4959