Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leticia Cavassana Soares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nelma Suely Bragança Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raiane Lóss Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4294

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino superior, Juventude universitária, Formação.

Resumo

Nas lutas pela democratização da escola, vivenciamos um contexto de afirmação da educação como um direito, ecoando em políticas voltadas para o aumento da oferta e a proposição de programas de apoio à permanência dos estudantes nos sistemas de ensino. Nesse quadro, abordamos os impactos vivenciados pelos estudantes de classes populares com a inserção no ensino superior associado à participação no Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação. Com uma ancoragem teórico-metodológica bakhtiniana, exploramos impressões sobre o início da vida universitária - considerando expectativas, desafios, possibilidades e perspectivas - em articulação com o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, intitulada Trajetórias de estudantes. Tomando memoriais produzidos por estudantes como fonte, assinalamos que os jovens universitários ampliam suas teias relacionais, instando novos aprendizados. Os resultados apontam que os impedimentos, a superação e as conquistas dialogam com o pertencimento à universidade e ao Programa, no bojo do investimento na formação de estudantes de classes populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” - GRUFAE. Tutora do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação – PET/UFES.

Leticia Cavassana Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela UFES. Integrante do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação – PET/UFES.

Nelma Suely Bragança, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela UFES. Integrante do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação – PET/UFES.

Raiane Lóss Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela UFES. Integrante do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação – PET/UFES.

Downloads

Publicado

07.05.2014

Como Citar

CÔCO, Valdete; SOARES, Leticia Cavassana; BRAGANÇA, Nelma Suely; CARDOSO, Raiane Lóss. Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 33–50, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4294. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4294. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social
Visualizações
  • Resumo 394
  • PDF 287