Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26283Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Básica, Políticas PúblicasResumo
No presente texto, abordaremos algumas concepções de Educação Ambiental e suas contribuições no âmbito escolar, em diálogo com os documentos e diretrizes curriculares. Além disso, buscaremos também propor uma reflexão sobre a importância das Políticas Públicas de Educação Ambiental, como contributo à educação formal. Para tanto, foram identificadas produções científicas em Bases de Dados e Buscadores, tais como Google Acadêmico e Scielo, evidenciando textos vinculados à temática do estudo. Os resultados mostram uma desvalorização da EA em diversos documentos que regem a organização curricular nas escolas, em especial, na Base Nacional Comum Curricular, o que nos revela a presença de uma educação conservadora, com interesses voltados para questões mercadológicas e que, portanto, não contempla as políticas de Educação Ambiental anteriormente conquistadas. Considera-se, portanto, a relevância de retomar as concepções educativas ambientais, com ênfase nas abordagens críticas na ação pedagógica como prática social.
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