A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade

Autores

  • Antonio de Assis Cruz Nunes Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa Luisa Frazão Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Luis Félix de Barros Vieira Rocha Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8766

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Interculturalidade. Educação.

Resumo

O presente artigo trata sobre a Lei nº 10.639/2003 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade. O estudo faz, primeiramente, uma breve trajetória histórica de algumas ações dos movimentos sociais negros no Brasil até a aprovação da Lei 10.639 de 2003. A discussão ancorou-se, basicamente, por meios da referida Lei e seus congêneres, como: a Resolução Nº 01/2003, O Parecer Nº 03/2004, O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e autores que tratam sobre a temática das relações étnico-raciais, tais como: Candau (2016; 2012), Fleuri (2005), Santos (2005), Siss (2003), Silva (2005) Rocha (2011), dentre outros. A pesquisa concluiu que a Lei 10.639/03 pode se constituir como um forte instrumento político e pedagógico para o combate do preconceito e discriminação racial no contexto do multiculturalismo crítico ou da interculturalidade.

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Biografias Autor

Antonio de Assis Cruz Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA),São Luís, MA - Brasil 

Andréa Luisa Frazão Silva, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (Prof-Artes/UFMA), São Luís, MA - Brasil 

Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA), São Luís, MA - Brasil 

Publicado

2018-08-24

Como Citar

NUNES, Antonio de Assis Cruz; SILVA, Andréa Luisa Frazão; ROCHA, Luis Félix de Barros Vieira. A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 95–110, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8766. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/8766. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo