A estética do conhecimento nas redes digitais

Autores

  • Clayton Policarpo PUC -SP
  • Lucia Santaella PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.8455

Palavras-chave:

Redes, Leitor Ubíquo, Conhecimento Tácito, Estética do Conhecimento

Resumo

 Frente ao atual estado de confluência de linguagens, propiciado pela disseminação de tecnologias de comunicação e dispositivos móveis, a produção e recepção de conhecimento tende a extrapolar os limites disciplinares, antes impostos por um modelo pautado pela hegemonia do livro impresso e presença do professor em sala de aula, para adquirir contornos inéditos. O presente estudo toma como ponto de partida as definições de leitor imersivo e leitor ubíquo, propostos por Santaella, para alçar uma compreensão acerca do potencial estético do conhecimento e aprendizado no atual estado de convergência das redes. São realizadas aproximações entre uma aprendizagem ubíqua e os conceitos de conhecimento intuitivo e conhecimento tácito, de modo que é possível identificar um caráter estético inerente à produção de conhecimento que utiliza de redes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Clayton Policarpo, PUC -SP

Clayton Policarpo é doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) PUC-SP, e especialista em Estéticas Tecnológicas pela mesma instituição. Integrante dos grupos de pesquisa TransObjetO (TIDD - PUC-SP) e Realidades (ECA-USP).

Lucia Santaella, PUC-SP

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou diversos livros, entre os quais: Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal (Iluminuras/Fapesp, Prêmio Jabuti 2002), Mapa do jogo. A diversidade cultural dos games (org., Ed. Cengage Learning, Prêmio Jabuti 2009), A ecologia pluralista da comunicação (Paulus, prêmio Jabuti 2011) e Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação (Paulus, prêmio Jabuti 2014). Recebeu ainda os prêmios Sergio Motta em Arte e Tecnologia (2005) e Luis Beltrão, maturidade acadêmica (2010).

Publicado

2018-03-14

Como Citar

POLICARPO, Clayton; SANTAELLA, Lucia. A estética do conhecimento nas redes digitais. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 29–45, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.8455. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/8455. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e Artes