Caminhos do pensar

Autores

  • Cleide Rita Silvério de Almeida UNINOVE, São Paulo
  • Mariangelica Arone Uninove
  • Alexsandro Junior de Santana Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6797

Palavras-chave:

Educação básica. Pensar bem. Pensar certo.

Resumo

O presente estudo é baseado em fontes de natureza bibliográfica, tendo por objeto o pensar bem e o pensar certo, com o objetivo de abrir espaços à reflexão da ação docente e contribuir para a melhoria da educação básica, indo além das concepções de “cabeça cheia” e “educação bancária”. A fundamentação teórica vem de Edgar Morin e Paulo Freire, que trazem o pensar como elemento fundamental para a emancipação do sujeito. O encontro entre Morin e Freire se deu por meio de excertos de alguns de seus textos, e as concepções retratadas no “diálogo” estabelecido pelos escritos dos dois autores despertaram uma inquietação profunda, capaz de produzir “um senso incomum”, escapando, desta forma, de um pensamento fechado e compartimentado que empobrece a busca e a descoberta de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, UNINOVE, São Paulo

Mariangelica Arone, Uninove

Pedagoga, Assistente Social, mestre e doutora em Educação pela PUC/SP e UNINOVE, respectivamente. Professora da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Alexsandro Junior de Santana, Uninove

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Publicado

2016-10-13

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; ARONE, Mariangelica; SANTANA, Alexsandro Junior de. Caminhos do pensar. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 165–178, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6797. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6797. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos