Gramsci e a participação política pela arte musical

Autores

  • Alessandra Maria Martins Gaidargi Universidade Nove de Julho
  • Paolo Nosella Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4096

Palavras-chave:

Participação Política, Grandes Compositores, Música

Resumo

A participação política é interpretada por Gramsci de duas formas, tradicional e orgânica. A primeira refere-se às atividades culturais próprias da história passada transmitidas de geração para geração – filosofia, teologia, direito, ensino em geral, arte, matemática; a segunda refere-se à atividade organizativa própria das estruturas sociais da atualidade – sindicatos, partidos, associações, governo, organizações. Para Gramsci, a participação política pode ser exercida também através de expressões culturais artísticas, como a música. Em suas cartas à esposa Giulia, Gramsci desenvolve este tema e a incentiva a voltar a fazer música como expressão de sua personalidade, exercendo uma participação política adequada ao seu desenvolvimento pessoal. Neste artigo, os conceitos de Gramsci relativos às formas de participação política dos intelectuais tradicionais são resgatados, com destaque para a participação política de grandes compositores por meio da música. A utilização da música como forma de expressão de ideais políticos demonstra a modernidade dos apontamentos de Gramsci.

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Biografias Autor

Alessandra Maria Martins Gaidargi, Universidade Nove de Julho

Pedagoga e Jornalista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, São Paulo/SP.

Paolo Nosella, Universidade Nove de Julho

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, São Paulo/SP

Publicado

2014-05-08

Como Citar

GAIDARGI, Alessandra Maria Martins; NOSELLA, Paolo. Gramsci e a participação política pela arte musical. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 167–180, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4096. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/4096. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos