Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência

Autores

  • Raquel de Almeida Moraes UNB
  • Nanci Martins de Paula UnB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3904

Palavras-chave:

Abordagem marxista, Pensamento Bakhtiniano, Pesquisa social e educacional e Docência.  

Resumo

Com o objetivo de delinear alguns apontamentos sobre o pensamento teórico de Mikhail Bakhtin e seus reflexos na pesquisa e docência, as autoras analisam que a abordagem marxista na configuração da metodologia científica considera o ser humano como sujeito concreto, agente das relações sociais numa perspectiva materialista, histórica, dialógica e polifônica, reconhecendo o princípio da alteridade. A abordagem marxista na perspectiva bakhtiniana realiza o entrelaçamento dos aspectos infra e superestruturais (mundo material e espiritual), abrindo espaços para uma visão não fragmentada do conhecimento para a pesquisa educacional e a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Raquel de Almeida Moraes, UNB

Praduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor adjunto doutor da Universidade de Brasília. Tem estudos de pós-doutoramento realizado via internet sob a supervisão do prof. Dr. Ilan Gur-Ze´ev, da Universidade de Haifa, Israel.

Nanci Martins de Paula, UnB

Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância

Publicado

2013-09-27

Como Citar

MORAES, Raquel de Almeida; DE PAULA, Nanci Martins. Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 127–136, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3904. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/3904. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos