O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica.
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3023Palavras-chave:
Educação, fenomenologia e cuidado.Resumo
A partir da concepção de cuidado (Sorge) na fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo alemão Martin Heidegger, fundada na unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), destacamos a importância de se alertar a relação indissolúvel da noção fenomenológica de cuidado com o fenômeno compreendido como educação, sublinhando uma reflexão filosófica do educar, aprofundando algumas de suas questões e colocando-a no centro de um fértil diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Palavras-chaves: Educação, fenomenologia e cuidado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-08
Como Citar
NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 85–101, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.3023. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/3023. Acesso em: 19 out. 2024.
Edição
Secção
Artigos