Saberes Rizomáticos em Educação

Autores

Palavras-chave:

Educação, Saberes, Rizomas

Resumo

O Dossiê do número 51 da Revista Dialogia, trouxe como temática os “Saberes Rizomáticos em Educação”. Acolheu estudos que contemplam essa importante área de investigação que tem abrangido não apenas a educação, mas as diversas áreas do saber. Deve-se ressaltar, por outro lado, que a própria ideia dos saberes rizomáticos se opõe a divisão entre os conhecimentos produzidos. Defende, também, que os saberes mais diversos estão no espectro dos esforços humanos para conhecer o mundo e a si. Para elucidar a discussão pode-se usar a própria imagem dos rizomas, que são como que raízes que se interconectam, interfecundam e intercomunicam, gerando novas vidas e mantendo sua própria vida num processo em que geração e manutenção se confundem infinitamente. Tal perspectiva pretende se oferecer como um modo de investigar as realidades educacionais.

A sociedade moderna foi produzida segundo um ideal racional, individualista, separativista, hierarquizador e baseado em relações de força e poder, num movimento de epistemicídio de formas outras de conhecer, de produzir culturas e subjetividades. A definição de qual é o conhecimento verdadeiro e válido provém de uma disputa social ampla. E as escolas lidam com o conhecimento que representa o projeto vencedor num projeto pautado pela hegemonia. Mas como o conhecimento provém da realidade e há várias realidades, pautamos que são válidos vários conhecimentos que podem e devem ser considerados em si e de uma forma transdisciplinar. A transdisciplinaridade excede, transcende a hierarquização dos conhecimentos, as divisões dentro do próprio conhecimento concebido como válido, bem como dos métodos de conhecer as realidades e dos objetos a serem conhecidos. Abre-se espaço no Dossiê 51 para uma discussão dessa natureza considerando os fenômenos educacionais.

Na seção Dossiê, encontram-se artigos que trazem à tona especificidades do tema, tais como: produção de vídeos sobre curiosidades matemáticas protagonizados por estudantes da EJA; currículo cultural da Educação Física e a perspectiva rizomática do conhecimento; linhas de forças nas teorias curriculares; estratégias pedagógicas para o ensino de matemática a alunos com transtorno do espectro autista; a identidade ciborgue, interdisciplinaridade e crise da educação a partir de um olhar autoetnográfico.

Na   seção   Artigos,   encontram-se   textos,   os   quais   discorrem   sobre   temáticas diversificadas, dentre elas: uma jornada sapiens-demens a partir de vários olhares; um olhar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana e suas contribuições para a educação na/da infância; aceitabilidade de preparações sem adição de açúcares para alimentação escolar de pré-escolares; cultura lúdica: a influência do brincar por meio dos objetos ribeirinhos na aprendizagem da criança; a singularidade do ser que nasce para o mundo: um diálogo com Bakhtin e outras vozes; cineclube (re)existência apresenta: uma pi(n)tada de teoria queer na escola; o assembleísmo como via de democratização da escola pública: a experiência dos Bachilleratos Populares na Argentina; pedagogia voltada para o futuro: a contribuição de Bogdan Suchodolski para pensar a educação; gestão escolar em contextos vulneráveis: contribuições ao debate, e emoções em sala de aula no contexto universitário.

A entrevista foi concedida pela Professora Dra. Márcia Fusaro. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pós-doutoramento em Artes (UNESP); Mestra em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Professora e pesquisadora dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação (PROGEPE e PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Finalizamos com a seção Resenha, apresentando a obra de CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023, escrita por Marcos Aurélio Soares da Silva e Maurício Pedro da Silva.

Desejamos uma excelente leitura!

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Biografias Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho - Uninove

Pós-Doutoramento na Universidade Aberta - Portugal, UAB-PT, Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE, ambos vinculados à Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP. Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção - Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital ? GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP). Editora do periódico Dialogia - uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho/UNINOVE/SP. Coordenadora do Programa Escola da Ciência - UNINOVE-SP, vinculado à Pós-Graduação em Educação, desde 2017. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Robótica, Pensamento Computacional, Redes Sociais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Dispositivos Móveis, Inovações Metodológicas, entre outros, em contextos educacionais, nos diferentes segmentos de ensino. Possui experiências e pesquisas que relacionam a concepção e desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Educação Básica. Experiências como formadora e pesquisadora junto a programas voltados para escolas públicas, dentre elas, destacam-se a atuação no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias (Parceria entre PUC/SP, Microsoft e Secretarias de Estado), formação continuada de professores para uso do software de autoria Visual Class nas séries iniciais do Ensino Fundamental junto à rede municipal de Educação de Junqueirópolis/SP. Atuação na implementação e coordenação de Núcleos de Educação a Distância (NEaD), acompanhando suas principais ações, tais como: customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; estruturação e desencadeamento de programas de formação de professores tutores e autores/conteudistas; concepção e produção de materiais didáticos; design pedagógico do AVA; definição de ações de acompanhamento de cronograma; apoio ao desempenho de estudantes; entre outras ações. Atuou como formadora no Instituto Ayrton Senna e junto ao Programa ?Pense Grande ?, coordenado pela Fundação Telefônica Vivo/Brasil, no apoio à formação continuada de professores, no que tange à integração das tecnologias digitais e do empreendedorismo social ao currículo da Educação Básica. Possui diversos capítulos e artigos científicos publicados na área. Integrante da Rede - CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Pesquisadora colaboradora na Universidade Aberta de Portugal & International Network no Projeto: OLAF- Online Learning and Fun que é um projeto de pesquisa em grande escala coordenado pela Dra. Alexandra Okada (PI) e Prof. Sheehy (Co-I) da Open University UK. Coordenadora Geral do Projeto de Pesquisa: A ROBÓTICA, O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, (CNPq/Uninove). 

Patrícia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho - Uninove

Pós Doutora pela PUC-SP, EHPS. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. 

Referências

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; APARECIDA BIOTO, Patrícia. Saberes Rizomáticos em Educação. Dialogia, [S. l.], n. 51, 2025. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/27917. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Secção

Editorial
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