O Tempo Kairós e Chrónos e sua importancia para o pedagogo.

Autores

  • Sergio Gonçalves Leite UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.2456

Palavras-chave:

Chrónos. História. Kairós. Pedagogo. Tempo.

Resumo

Este trabalho analisa a noção de “tempo” de acordo com os dois conceitos gregos de kairós e chrónos e suas influências diretas na vida e no desenvolvimento cognitivo da criança. Conforme Piaget, a análise do tempo é fundamental para o pedagogo nortear suas pesquisas sobre as etapas de desenvolvimento segundo as faixas etárias, ou mesmo para aquele que se interessa por saber até onde o tempo kairós pode influenciar o tempo chrónos. A visão de tempo nos Eclesiastes, em Hegel, o tempo ao longo da história desde a Idade Antiga até a Idade Moderna nos permitirá entender a importância de aproveitar a sucessão de instantes, pois o tempo perdido nunca mais será recuperado, principalmente na formação da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sergio Gonçalves Leite, UNINOVE

Pedagogia

Publicado

2013-04-03

Como Citar

LEITE, Sergio Gonçalves. O Tempo Kairós e Chrónos e sua importancia para o pedagogo. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 185–198, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.2456. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/2456. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos