Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23887

Palavras-chave:

educação, educação infantil, iniciação às Ciências da Natureza

Resumo

Esta exposição discute questões afetas à Iniciação às Ciências da Natureza na escola de Educação Infantil, afirmando o direito da criança em se apropriar do conhecimento produzido pela humanidade. O objetivo deste trabalho foi identificar indícios do engajamento das crianças com ações investigativas e, a partir dessa perspectiva, uma Sequência de Ensino Investigativa foi elaborada e aplicada para crianças da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa orientou a produção de dados relativos aos registros das crianças, os quais foram analisados com base nos indícios associados à investigação científica. Os resultados evidenciaram que as ações desenvolvidas na Escola da Infância contribuíram para o entendimento da criança acerca do processo de construção do terrário, o uso de materiais e a observação de fenômenos como evidências para o processo de investigação. Essas ações são fundamentais para a instrumentalização teórico-científica do professor, orientando intencionalmente sua prática pedagógica, bem como ofertando oportunidades reais de desenvolvimento integral para a criança.

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Biografias Autor

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Instituto de Biociências – UNESP de Rio Claro

Doutora em Educação

 

Maíra Isabel Zibordi, Faculdade de Ciências e Letras – Unesp de Assis

Mestra em Literatura

 

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

DE MORAES, Tatiana Schneider Vieira; ZIBORDI, Maíra Isabel. Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23887, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23887. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23887. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"