Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23762

Palavras-chave:

docência masculina, educação infantil, gênero

Resumo

A educação infantil brasileira consolidou-se, ao longo do tempo, com a atuação feminina no trato de crianças pequenas. Os homens, ao se aproximarem desse ciclo de ensino, causam estranhamento, pois as tarefas peculiares dessa etapa não são consideradas típicas do gênero masculino. Neste estudo, objetivou-se compreender como a docência masculina pode causar estranhamento na comunidade escolar. A investigação partiu da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise interpretativa dos dados. Observou-se, por meio da literatura e da fala dos sujeitos, que uma das razões da ausência de homens no espaço da educação infantil é que as ações em relação ao cuidado de crianças estão atreladas à figura feminina. Destaca-se que a figura masculina, na educação infantil, causa impactos na comunidade escolar, pois sua presença é importante para que esses docentes se tornem visíveis.

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Biografias Autor

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutorando em Educação

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutorando em Educação

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutora em Educação

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; MARTINS, Ida Carneiro. Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23762, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23762. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23762. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"