Alteridade no multiculturalismo: representações sociais e dialogicidade de professores de escolas públicas de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20633

Palavras-chave:

representações sociais, alteridade, dialogicidade, multiculturalismo

Resumo

O estudo visou compreender as representações sociais de professores de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) da rede pública municipal de educação de São Paulo sobre o estudante imigrante. A escola eleita distinguiu-se pelo multiculturalismo, visto que 10% do total de seu alunado é composto por estudantes imigrantes da Argentina, Bolívia e Chile. A abordagem dialógica da teoria das representações sociais foi orientadora da sistematização e análise das informações produzidas nas observações in loco e nos dois grupos focais realizados. As representações acerca dos estudantes imigrantes ganharam destaque quando em confrontação com as representações sobre os estudantes brasileiros, e jogam luz, sobretudo, nos alunos de origem boliviana.

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Biografias Autor

Monica Ribeiro Nunes, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Mestre em Educação

Adelina Novaes, Fundação Carlos Chagas – FCC

Doutora em Educação

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

NUNES, Monica Ribeiro; NOVAES, Adelina. Alteridade no multiculturalismo: representações sociais e dialogicidade de professores de escolas públicas de São Paulo. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20633, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20633. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20633. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos