Comunidade indígena nasa: gênese histórica da construção de uma pedagogia própria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19790

Palavras-chave:

Comunidade Indígena Nasa, Projeto de Educação Própria, Educação Indígena, Decolonialidade

Resumo

O texto apresenta uma síntese histórica da origem do Projeto de Educação Própria do povo indígena Nasa da Colômbia, através de quatro personagens, três individuais e um coletivo: La Cacica La Gaitana, Juan Tama, Manuel Quintín Lame e o Consejo Regional Indígena del Cauca - CRIC. A metodologia centra-se em uma revisão documental e bibliográfica de autores vinculados ao movimento indígena do Cauca. Na luta histórica pela recuperação de território, identidade e vida, os Nasa descobrem o valor fundamental da ancestralidade e da história como mestras e da educação como metodologia. A perspectiva decolonial associada às elaborações de Mignolo (2007), Dussel (1994) e Walsh (2013), é chave para dimensionar o sentido de sua luta diante das violências que invadem o seu território e realçar a transcendência de sua reconstituição epistemológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fabian Mendoza, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Mestre em Educação

Rosângela Pereira de Oliveira, Doutora em Educação

DUniversidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Referências

BONILLA, V. Historia política del pueblo Nasa. Popayán: Asociación de Cabildos Indígenas del Norte del Cauca -ACIN, 2014.

DUSSEL, E. 1492 El Encubrimiento del Otro: hacia el origen del “mito de la Modernidad”. La Paz: Plural Editores, 1994.

ESPINOSA, A, M. El indio lobo. Manuel Quintín Lame en la Colombia moderna. Bogotá: Revista Colombiana de Antropología, Volumen 39, enero-diciembre 2003, p. 139-172.

FINDJI, M; ROJAS, J. Territorio, economía y sociedad Páez. Cali: Universidad del Valle, 1984.

LAME, M, Q. Los pensamientos del indio que se educó dentro de las selvas colombianas. Em: Cristóbal Gnecco (editor), Los pensamientos del indio que se educó dentro de las selvas colombianas. Cali: Editorial Universidad del Cauca y Facultad de Humanidades de la Universidad del Valle, 2004, pp. 139-249.

MIGNOLO, W. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

OLIVEIRA, M, I. Guia Prático: Projetos de pesquisa e Trabalho Monográfico. Cáceres, Ed. UNEMAT, 2012.

PEÑARANDA, D. Guerra propia, guerra ajena. Conflictos armados y reconstrucción identitaria en los Andes colombianos. El movimiento armado Quintín Lame. Bogotá: CNMH-IEPRI, 2015.

PORTELA, H. El arco, el cuerpo y la seña: Cosmovisión de la salud en la cultura Nasa. Popayán: Universidad del Cauca, 2018.

RAPPAPORT, J. La política de la memoria : interpretación Indígena de la historia en los Andes colombianos. Popayán: Universidad del Cauca. 2000.

ROMERO, F. Aspectos pedagógicos y filosóficos en Los pensamientos del indio que se educó dentro de las selvas colombianas de Manuel Quintín Lame. In: Cristóbal Gnecco (editor), Los pensamientos del indio que se educó dentro de las selvas colombianas. Cali: Editorial Universidad del Cauca y Facultad de Humanidades de la Universidad del Valle, 2004, p. 111-138.

SANTOS, B, S. Epistemologías del Sur. Disponível em:

http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/EpistemologiasDelSur_Utopia%20y%

Praxis%20Latinoamericana_2011

WALSH, C. (ed.). Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: ediciones Abya-Yala, 2013.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

MENDOZA, Fabian; DE OLIVEIRA, Rosângela Pereira. Comunidade indígena nasa: gênese histórica da construção de uma pedagogia própria. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19790, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19790. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19790. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Modos de fazer e de pensar a História da Educação