A distância no processo de ensino-aprendizagem – discutindo as métricas

Autores

  • Marcelo Pupim Gozzi Uninove
  • Marcos Antonio Simplício Júnior USP
  • Jorge Rodolfo Beingolea Garay USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.1668

Resumo

Considerando que as distâncias nas relações aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo presentes em um processo educacional vão além das variáveis espaço-temporais, este trabalho tem como objetivo discutir quais são os fatores que podem vir a influenciar a sensação de distância dos alunos em relação ao processo de aprendizagem ao qual são submetidos. Através da comparação da avaliação dos resultados obtidos pela métrica PPT (Potencial de Proximidade Transacional) com a avaliação crítica realizada pelos alunos de um curso oferecido a distância, sobre um conjunto de atividades desenvolvidas por intermédio dos fóruns dos LMS Col e Tidia-Ae, foi possível isolar algumas variáveis relevantes para se analisar a distância sentida pelos participantes neste curso. Este trabalho vem auxiliar a construção de indicadores de distância na educação, suscitando a reavaliação das métricas já existentes, bem como a criação de novos indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcelo Pupim Gozzi, Uninove

Marcelo Pupim Gozzi Coordenador de Pós-Graduação | Educação Continuada Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Marcos Antonio Simplício Júnior, USP

LARC - Escola Politécnica da USP

Jorge Rodolfo Beingolea Garay, USP

LARC - Escola Politécnica da USP

Publicado

2011-06-21

Como Citar

PUPIM GOZZI, Marcelo; ANTONIO SIMPLÍCIO JÚNIOR, Marcos; RODOLFO BEINGOLEA GARAY, Jorge. A distância no processo de ensino-aprendizagem – discutindo as métricas. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 73–84, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.1668. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1668. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos