A gestão pedagógica no contexto das avaliações externas e em larga escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13782

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica, Avaliação Externa, Cultura de resultados, Apropriação de resultados.

Resumo

O estudo apresenta reflexões sobre o papel da gestão pedagógica, as definições, atribuições e desafios no contexto de uma nova lógica de organização educacional pautada na cultura de resultados. O objetivo é discutir as concepções e práticas da gestão pedagógica da escola básica e sua relação com a apropriação dos resultados das avaliações externas. Fundamentada numa abordagem qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal em Belém/PA, por meio de entrevista semiestruturada com gestores pedagógicos e professores. A investigação indica a necessidade de discussão coletiva sobre o uso pedagógico dos resultados das avaliações externas no ambiente escolar, pois estão modificando os fazeres pedagógicos (mais dos professores) na busca de resultados mensuráveis, sem a construção de novos saberes na realização da melhoria de ensino; e que compete aos gestores pedagógicos a condução do processo de divulgação, estudo e reflexão dos dados advindos dessas avaliações, numa perspectiva emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Dinair Leal da Hora, UFPA - Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Campus Abaetetuba/UFPA. Coordenadora do Doutorado em Rede Educação na Amazônia

Luziane Said Cometti Lélis, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC-PA Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMED

Coordenadora Pedagógica - SEMED-Belém

Professora - SEDUC-PA

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliar a escola e a gestão escolar: elementos para uma reflexão crítica. In: ESTEBAN, Maria Tereza (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2008.

ARANTES, A. P. P.; GEBRAN, R. A.. O Curso de Pedagogia e o processo de formação do pedagogo no Brasil: percurso histórico e marcos legais. HOLOS, Ano 30, Vol. 6, p. 280 – 295, 2014.

BARROSO, João. O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, João. A Regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Unidade de I & D de Ciências da Educação, 2006.

BARROS, Séfora e EUGÊNIO, Benedito G. O Coordenador Pedagógico na Escola: formação, trabalho, dilemas. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós, Ano 4, nº 16, nov. 2014.

DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Tá lá, em cima da mesa: os dados das avaliações em larga escala na prática pedagógica. In: WERLE, Flávia O. C. (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.176-189, jul./dez. 2008.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2ª ed. ver. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Estado gerencial, restruturação educativa e gestão da educação. RBPAE – v.24, n.1, p. 63-78, jan./abr. 2008.

KOETZ, Carmen Maria. Atuação da equipe diretiva e avaliação em larga escala: em busca de uma gestão democrática da escola pública. In: WERLE, Flávia O. C. (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, José Ferreira e TOSHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª edição revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, Maria Angélica Pedrosa; SANTOS, Diego Gomes do; SILVA, Thamine Araújo. O Coordenador Pedagógico e a construção de sua identidade: desafios e realidades. IV EPEPE, Caruaru, setembro de 2012.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo, Loyola, 2015.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. O Trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Loyola, 2012.

SANTOS, Almir Paulo dos. Relação entre aluno, avaliação e conselho de classe participativo, instância de reflexão. In: WERLE, Flávia O. C. (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

WERLE, Flávia O. C. Papel dos pais na busca de um padrão alto de democratização, acesso e permanência na escola. In: WERLE, Flávia O. C. (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

Publicado

2019-12-21

Como Citar

HORA, Dinair Leal da; LÉLIS, Luziane Said Cometti. A gestão pedagógica no contexto das avaliações externas e em larga escala. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 72–85, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13782. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/13782. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola