Contradições entre linguagem escrita e código alfabético: O que revelam professoras sobre a apropriação da escrita pelas crianças na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11529

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Infantil. Apropriação da linguagem escrita.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa qualitativa (2017) desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil situada no interior do Estado de Minas Gerais. Tem como objetivo analisar o que pensam seis professoras sobre o processo de apropriação da escrita por crianças de 4 e 5 anos, por meio de entrevistas semiestruturadas como procedimento metodológico. O estudo fundamenta-se nos pressupostos de Vigotski e seus colaboradores e em autores contemporâneos como Arena, Jolibert, Foucambert e Mukhina. Os resultados mostram a ausência de uma base teórico-metodológica para ensinar a escrita como linguagem em movimento, em diferentes usos e funções, revelando as contradições entre ensinar a linguagem escrita e ensinar o código alfabético. Conclui-se que é necessário formar professores que reflitam seus papeis como mediadores da cultura escrita, tendo como foco a formação de crianças autoras e leitoras em que a linguagem escrita é a fonte de desenvolvimento infantil. Isso demanda novas pesquisas que explicitem como se realiza esse processo e sua relação com o desenvolvimento infantil.

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Biografias Autor

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Professora do Centro Universitário de Patos de Minas. Minas Gerais – MG - Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4032-8564

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora. Pesquisadora do Centros de Estudos e Pesquisas Filosóficas e Interdisciplinares da Universidade Federal de Uberlândia. Minas Gerais – MG – Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4608-2139

Referências

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

RODRIGUES, Máira Cristina; ESTEVES BORTOLANZA, Ana Maria. Contradições entre linguagem escrita e código alfabético: O que revelam professoras sobre a apropriação da escrita pelas crianças na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 11–119, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11529. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/11529. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas