A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreensão do tempo por meio da fotografia

Autores

  • Eduardo Arriada Centro de Estudos em História da Educação – CEHIE
  • Gabriela Medeiros Nogueira FURG
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1025

Palavras-chave:

Crianças. Educação infantil. Fotografia. Narrativa. Noção de tempo.

Resumo

Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construídas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São José, na cidade de Pelotas/RS – crianças entre cinco e seis anos de idade –, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreensão dos tempos físico, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para a percepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendrada em antigas praças da cidade – estabelecendo-se um paralelo entre o ontem e o hoje desses cenários urbanos – e nas narrativas daí decorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eduardo Arriada, Centro de Estudos em História da Educação – CEHIE

Licenciado em História, Mestre em História e Doutorando em Educação na PUCRS. Professor Assistente e Pesquisador do Centro de Estudos em História da Educação – CEHIE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Membro do Instituto João Simões Lopes Neto, Pelotas/RS.

Gabriela Medeiros Nogueira, FURG

Pedagoga e Mestre em Educação. Professora Assistente do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação de zero a seis – NEPE e do HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – UFPEL e Coordenadora Substituta do Curso da Pedagogia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, FURG

Socióloga, Licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Educação. Professora Assistente do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Pesquisadora do Núcleo de Documentação da Cultura Afro-brasileira – ATABAQUE e do Grupo Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS.

Publicado

2009-02-12

Como Citar

ARRIADA, Eduardo; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreensão do tempo por meio da fotografia. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–94, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1025. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1025. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos