n. 33 – A Coordenação Pedagógica na Escola
Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)
Submissões até: até 30 de abril 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Dialogia
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol
A Coordenação Pedagógica faz parte de uma equipe gestora, cujo compromisso coletivo expressa-se, em linhas gerais, pela busca por processos e resultados educacionais, cada vez mais significativos, seja no âmbito quantitativo, seja no âmbito qualitativo da Educação. Do coordenador pedagógico, espera-se que seu olhar e sua atuação estendam-se de uma perspectiva micro da sala de aula, para uma perspectiva macro da escola e do sistema educacional. Para a publicação do número 33 da Revista Dialogia, este Dossiê apresenta como principal finalidade oportunizar o diálogo sobre esta temática, A Coordenação Pedagógica na Escola, função ainda em processo de construção identitária.
Sabe-se que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) está inserido(a) num ambiente marcado por diversas práticas: institucionais, administrativas, direcionadas à formação docente, gestão do tempo e do espaço escolar, relacionamentos sociais e comunicação interpessoal na sala de aula e fora dela, dentre muitas outras atribuídas, oficialmente ou não, à sua função pedagógica. Com o propósito de aprofundamento temático, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores para o envio de artigos científicos, que apresentem reflexões acerca dos aspectos teóricos e práticos relativos ao trabalho de Coordenação Pedagógica, particularmente no âmbito da Educação Básica.
Editoras:
Rosiley Aparecida Teixeira
Adriana Aparecida de Lima Terçariol