Educação em tempos de bolhas online: uma abordagem peirceana
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7791Palavras-chave:
Educação, Bolhas online, Fixação da CrençaResumo
O desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobrí-lo. Sabendo que as redes sociais digitais viraram uma das mais importantes fontes de notícia para as gerações jovens e que grande parte da informação adquirida por esses jovens vêm da internet, precisamos refletir sobre os modos como acessamos esse enorme banco de dados.