Trilhas formativas: mobilizando conhecimentos e interações docentes além Brasil/Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27645

Palavras-chave:

trilhas formativas, formação de professores, abordagem STEAM, tecnologias digitais, internacionalização

Resumo

Este artigo delineia as experiências formativas resultantes de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC – CNPq/UNINOVE), incluindo projetos em andamento. É apresentado de forma concisa, as experiências com cada evento organizado pelo GRUPETeC, incluindo aqueles concebidos com a parceria da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), com o objetivo de destacar contribuições desses processos para a formação continuada de professores, bem como para a ampliação e fortalecimento de parcerias internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação que visam a formação continuada de professores em temáticas que versam sobre tecnologias digitais, robótica, pensamento computacional e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com foco em aprimorar práticas pedagógicas. O estudo evidencia a colaboração entre Brasil e Portugal, destacando o uso de recursos digitais e metodologias inovadoras. A discussão dos resultados demonstra participantes satisfeitos com as Trilhas Formativas, apontando, no entanto, desafios como a necessidade de mais apoio e estrutura para colocar o que foi abordado em prática em suas instituições de vínculo profissional.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação 

Fernanda Pereira da Silva, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Doutora em Educação 

João Barnabé, Universidade Aberta de Portugal (UAb)

Mestre em educação

Lara Caeiro, Universidade Aberta de Portugal (UAb)

Pós-Graduação em educação (Estudos Juvenis e Comunitários)

Referências

ALMEIDA, Carlos Manuel dos Santos de. A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com alunos do 4º ano. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: https://repositorio. ul.pt/bitstream/10451/22412/1/ulfpie047508_tm.pdf. Acesso em: 20 out. 2020

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

ANDRELO, Roseane; CABRAL, Raquel. Internacionalização e interculturalidade: alianças para o ensino transformador. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy; FERRARI, Maria Aparecida (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação [também em formato eletrônico]. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. Disponível em: https://pdfcoffee.com/aprendizagem-ativa-santos-eferrari-pdf-free.html. Acesso em: 23 fev. 2022.

ARAÚJO, Carlos Alberto Pedroso; SANTOS, Juliana da Ponte; MEIRELES, Juliane Conceição de. Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de matemática e a robótica educacional. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 127-149, maio/ago. 2017. Disponível em:

http://www. ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/304. Acesso em: 20 mar. 2020.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Processos de internacionalização no ensino e na aprendizagem dos estudantes de ensino superior em contextos digitais. In: Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta (UAb-PT) e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, p. 254 - 265. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168 . Acesso em: 26 out. 2024.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Prefácio. In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Trilhas formativas: experiências e propostas para formação continuada e em serviço de formadores e docentes na era digital, 2022, p. 25 – 27. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/trilhas-formativas/. Acesso em: 26 out. 2024.

BRANCO, Neusa; CAVADAS, Bento. Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Medi@ções, [S. l.], v.11, n.1, p.56-68, 2023. Disponível em: https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/374. Acesso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020, dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12020.pdf?query=Educacao%20Ambiental. Acesso em: 26 out. 2024.

CARDOSO, Maria Clara Santos do Amaral; FIGUEIRA-SAMPAIO, Aleandra da Silva. Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção dos professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, s. l, v. 21, n. 2, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p044-084. Acesso em: 20 mar. 2020.

CORREIA, Marisa et al. Projeto educação STEAM OUTDOOR: Um estudo exploratório sobre as percepções dos educadores e professores. Revista UI_IP Santarém, v.11, n.3, p.10-13, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/32025. Acesso em: 18 jun. 2024.

D´ABREU, João Vilhete Viegas; CONDORI, Klinge Orlando Villalba. Educación y Robótica Educativa. Revista de Educación a Distancia, n. 5, jun. 2017. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/54/viegas_villalba.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: a historical, comparative, and conceptual analysis. Westport, CT: Greenwood Press, 2002.

FARIAS, Daniela. A Internacionalização da Educação Superior no Século XXI: Desafios e

Oportunidades. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: Da Alfabetização ao Ensino Superior: Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. Portugal: Universidade Aberta / Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168. Acesso em: 10 jun. 2024.

LASAKOSWITSCK, Ronaldo; CUSTODIO, Stéphani Vilela Ferreira; ROSA, Thaís Almeida. Trilhas formativas e formação continuada de professores: oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dialogia, 40, 1–22, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21722. Acesso em: 26 out. 2024.

LORENZIN, Mariana. Formação de professores: vencendo os desafios de implementação do STEAM. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. (Org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação Básica. Porto Alegre: Penso, 2020, p. 189-212.

NÓVOA. Professor se forma na Escola. Nova Escola on-line, n. 142, Maio, 2001. Disponível em: http://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r3R2CnybkVjHsM6pyBUAqGRFHmPFcFrJcYVWPggcmXd3JuUTqtDPzApzBEr3/antonio-novoa-professor-se-forma-na-escola.pdf. Acesso em: 26 out. 2024.

OKADA. Alexandra. Internacionalização apoiada em quatro pilares: Educação Aberta, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Ciência Aberta e Escolarização Aberta. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: Da Alfabetização ao Ensino Superior: Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. Portugal: Universidade Aberta / Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168. Acesso em: 10 jun. 2024.

PAZ, Louise Alessandra Santos do Carmo. O Pensamento computacional e a formação continuada de professores: uma experiência com as TICS. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 3, p. 1655-1667, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10095.

SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Prática de pesquisa e formação de professores. Curitiba: Contentus, 2020.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MORETTI, Andressa Algayer da Silva; SOUZA, Aguinaldo Robinson de; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla. Parceria Escolas com a Universidade: uma experiência de internacionalização com um clube de Ciências e Tecnologias Interescolar. In: Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta (UAb-PT) e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, p. 129 - 145. Disponível em: https://www.academia.edu/93506358/Trilhas_formativas_experi%C3%AAncias_e_propostas_para_forma%C3%A7%C3%A3o_continuada_e_em_servi%C3%A7o_de_formadores_e_docentes_na_era_digital. Acesso em: 26 out. 2024.

ROGGERO, Rosemary. REFLEXÕES INICIAIS... A escola pública de educação básica: pensando potenciais e desafios para uma agenda contemporânea de pesquisa e interação universidade/escola. In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básica. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 30 – 47. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/tecnologias-digitais/. Acesso em: 26 out. 2024.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Trilhas formativas: experiências e propostas para formação continuada e em serviço de formadores e docentes na era digital, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/trilhas-formativas/. Acesso em: 26 out. 2024.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias. 2003. 313 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia: Presidente Prudente: SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/7ebe56de-2ea6-4f40-bb7e-6f105639474a/content. Acesso em: 27 out. 2024.

Downloads

Publicado

28.11.2024

Como Citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SILVA, Fernanda Pereira da; BARNABÉ, João; CAEIRO, Lara. Trilhas formativas: mobilizando conhecimentos e interações docentes além Brasil/Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27645, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27645. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/27645. Acesso em: 16 dez. 2024.