Criatividade, inovação e empreendedorismo na formação acadêmica com aprendizagem baseada em projetos integrada ao STEAM
DOI:
https://doi.org/10.5585/50.2024.27614Palavras-chave:
ABP, STEAM, empreendedorismo, criatividadeResumo
Este artigo apresenta a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) com integração ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) e suas contribuições para a formação acadêmica, identificando os pontos de consonância no que tange ao desenvolvimento criativo, à inovação e ao estímulo ao comportamento empreendedor no ensino técnico profissional. No artigo, serão apontadas as tendências tecnológicas para o início do século XXI e sua relação com a educação, bem como a forma como a ABP com abordagem STEAM se integra a esse cenário, a fim de estimular a criatividade, a inovação e o fomento ao empreendedorismo na educação. Para isso, gera-se a seguinte questão de investigação: como estimular a criatividade, a inovação e o comportamento empreendedor por meio do método ABP integrado ao STEAM na educação técnica profissional? A metodologia adotada baseou-se na revisão bibliográfica sobre o método ABP, o STEAM e sua relação com as tendências tecnológicas, as práticas pedagógicas na educação e o empreendedorismo.
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