Representações sociais de alunos autistas por professores

contribuições para o desenvolvimento profissional e as práticas em Salas de Recursos Multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26229

Palavras-chave:

alunos autistas; Salas de Recursos Multifuncionais; Teoria das Representações Sociais; Transtorno do Espectro Autista; professores

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar representações sociais de alunos autistas por professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no Distrito de Dabel, em Belém-PA. Compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no campo educacional é relevante para a defesa do direito à educação, baseado na educação especial e inclusiva. A Teoria das Representações Sociais foi tomada como referencial teórico-metodológico. A pesquisa foi realizada com 15 professores, por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com apoio da análise de conteúdo.  O “aluno diferente”, relacionado a “agitado”, “difícil”, “introvertido”, “inteligente”, objetivou a representação social do grupo. Refletir sobre a polissemia das características do aluno com TEA, expressas por professores, pode contribuir para seu desenvolvimento profissional. Promover cursos de formação continuada que vão ao encontro de seus interesses, assim como a garantia de SRM com infraestrutura e materiais para o trabalho docente, são essenciais para promover práticas pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Priscila Caseiro de Oliveira, Universidade Estácio de Sá – UNESA

Doutoranda em Educação

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora em Sciences de l´Éducation pela Université René Descartes 

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Publicado

30.04.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Priscila Caseiro de; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representações sociais de alunos autistas por professores: contribuições para o desenvolvimento profissional e as práticas em Salas de Recursos Multifuncionais. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26229, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26229. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/26229. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática