Saberes tradicionais e educação: Representações Sociais de jovens do Maruanum-AP e as implicações em seus projetos de vida
DOI:
https://doi.org/10.5585/49.2024.25504Palavras-chave:
saberes tradicionais, Representações Sociais, juventude, educação, projetos de vidaResumo
Este artigo visa analisar as Representações Sociais de jovens do distrito do Maruanum (AP), em relação aos saberes tradicionais locais e as implicações em seus projetos de vida. Esse distrito tem um saber tradicional relacionado à confecção de louças de argila, cujo processo produtivo implica relação com a natureza. A pesquisa foi do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com aplicação de questionários semiestruturados a vinte e dois jovens estudantes do Ensino Médio e resultados balizados na Análise Temática. Dentre os principais resultados, constatamos que as Representações Sociais, de um pouco mais da metade dos jovens entrevistados, remetem às louças de argila como o saber mais expressivo das comunidades do Maruanum, mas sem associá-lo aos rituais sagrados e ao contato com a natureza como elementos fundantes do processo produtivo.
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