O ódio como um vetor de subjetivação

considerações teóricas sobre os discursos de ódio nas redes sociais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.24474

Palavras-chave:

discurso de ódio; redes sociais digitais; afeto; subjetividade

Resumo

Novas tecnologias da comunicação como as mídias sociais digitais oferecem aos sujeitos as possibilidades múltiplas de ver a si mesmos nos outros internautas, em suas palavras, áudios, vídeos, memes compartilhados. Ao modo de um ensaio, vamos percorrer alguns autores que nos possibilitarão desenvolver reflexões no sentido de explorar a dimensão subjetiva dos discursos de ódio, produzidos e veiculados nas redes socais digitais. Neste manuscrito defenderemos a proposição de que o sujeito é um elemento central que converte e organiza o caos das significações que povoam a realidade. Enquanto não formos capazes de avançarmos em estratégias de comunicação mais eficientes, estruturando contradiscursos que não tomem todos os nossos interlocutores como subjetivamente inferiores, em um status moral degradado em relação a nossa suposta superioridade, fracassaremos em qualquer ação de seguirmos rumos a cenários em que se preservem não apenas a liberdade de expressão, mas a dignidade inerente ao outro.

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Biografia do Autor

Elton André Silva de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Afogados da Ingazeira

Doutor em Psicologia

 

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Publicado

26.02.2024

Como Citar

CASTRO, Elton André Silva de. O ódio como um vetor de subjetivação: considerações teóricas sobre os discursos de ódio nas redes sociais digitais. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e24474, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.24474. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24474. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos