Avaliação nas casas familiares rurais

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24229

Palavras-chave:

avaliação, pedagogia da alternância, educação do campo

Resumo

Neste trabalho, investigamos o processo de avaliação de uma Casa Familiar Rural, baseada na Pedagogia da Alternância. Através de um estudo de caso, na concepção de Stake (1995), realizamos uma pesquisa qualitativa através da análise do Projeto Político-Pedagógico e de entrevistas com educadores e educandos de uma escola localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. As entrevistas ocorreram tanto durante o tempo escola quanto durante o tempo comunidade, uma vez que duas turmas de alunos foram selecionadas. Pela concepção de Stake, não há separação entre a produção de dados e a análise, que ocorreram de forma concomitante durante as entrevistas. Dentre os resultados obtidos, destacamos que os educandos percebem a avaliação como um processo necessário, dinâmico, envolvendo não apenas educadores e colaboradores da escola, mas também suas próprias famílias e comunidade em geral. Ficou nítida a importância de uma prática avaliativa diferenciada que atenda às necessidades e especificidades dos sujeitos do campo, promovendo a formação de cidadãos participativos.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Torres Rodrigues, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Doutor em Ensino de Física

 

Leonardo Peres Severo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Especialista em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial

 

Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado em Ciências

 

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Publicado

15.12.2023

Como Citar

RODRIGUES, Marco Aurélio Torres; SEVERO, Leonardo Peres; MACKEDANZ, Luiz Fernando. Avaliação nas casas familiares rurais: um estudo de caso. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24229, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24229. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24229. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos