Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23982Palavras-chave:
educação infantil, ensino fundamental, supervisão escolar, transiçãoResumo
Apresentamos neste artigo um recorte da nossa dissertação de mestrado defendida em outubro de 2022. O objetivo foi compreender como a supervisão escolar pode contribuir para a articulação no processo de transição das crianças entre a educação infantil e o ensino fundamental. A pesquisa ocorreu em duas unidades da Rede Municipal de São Paulo, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados: versões de sentido escritas pelos participantes, registros dos encontros realizados pela supervisora/pesquisadora e entrevistas com os professores, coordenadoras pedagógicas e diretora. Os dados coletados apontam que a supervisão escolar exerce papel de: articulador entre as duas etapas, formador da equipe gestora, além de orientar e acompanhar as ações de articulação, a expedição e o tratamento que são dados à documentação pedagógica no processo de transição.
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